Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Senador Hélio José teria um Escritório Fantasma?

Quarta, 6 de setembro de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Dos três senadores pelo DF, apenas Hélio José (PMDB)
mantém escritório de apoio fora do Congresso, pago
pelo contribuinte.
Foto de Geraldo Magela-Agência Senado
O escritório de apoio do senador Hélio José não tem espaço para abrigar os 41 servidores que deveriam estar lá trabalhando. São duas salas minúsculas, incapazes de comportar tamanha quantidade de pessoas.

Por Chico Sant’Anna
Reportagem da Revista Época levanta a suspeição de que o Senado Hélio José – PMDB/DF possui um “escritório político fantasma” em Brasília. Pelas regras do Senado Federal, os parlamentares podem possuir gabinetes políticos de apoio fora do prédio do Congresso Nacional.

A despesa com aluguel, energia iptu e funcionários é bancada pelo próprio Senado. Esse instrumento é normalmente utilizado por parlamentares de outros estados, que ficam a semana toda em Brasília, longe das bases. Talvez, por isso, Hélio José seja o único senador do DF a contar com um escritório de apoio em Brasília. Cristovam Buarque (PPS-DF) e Reguffe (sem partido) não se valem dessa facilidade.

Segundo o repórter Nonato Nery, na coluna Expresso, da Época, nesse escritório político, Hélio José teria lotados oficialmente 41 servidores. Desde 2015, só com alugueres, o contribuinte já bancou R$ 150 mil, fora os salários e benefícios dos comissionados.