Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Notícias do front de combate ao incêndio criminoso na Chapada dos Veadeiros

Quinta, 26 de outubro de 2017
Relato despachado ontem, quarta-feira (25/10), à noite.

Por Thiago Ávila*

Boa noite, pessoal!! Dando notícias aqui do front de combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros.
🌎🌍🌏

Hoje foi um dia muito intenso. Grandes focos em Cavalcante e em São Jorge (Pequizeiro e Canto da Serra).

Vim como voluntário com alguns telefones pra procurar, mas entrei no primeiro foco de incêndio que vi e dei de cara com equipe da Mídia Ninja e um grupo de voluntários que estavam na linha de combate ao incêndio da Costa da Serra.

Por já ter experiência em combate a incêndios criminosos no DF e Entorno (no caso, acusados por especuladores imobiliários e grileiros), fui com uma bomba costal e pude colaborar. Quem não tinha experiência e estava equipado(a) pôde também ir e fomos orientando no resfriamento de áreas já combatidas, no fortalecimento de aceiros e na distribuição logística de água e equipamentos.

HÁ SEMPRE O QUE FAZER, DESDE QUE SE TENHA BOA VONTADE! Não se esqueçam que trata-se de um covarde e criminoso ataque, o que coloca toda a população sob grande pressão e desgaste ainda maior neste momento.

Não dêem atenção aos pedidos de que não precisam de voluntários, caso tenham disponibilidade para vir. Embora tenha certeza de que o pior já passou, quem ainda tiver vontade de vir, ou estiver aqui e quiser colaborar, pode se dirigir de manhã à Vila Paquito, na Cidade Alta de Alto Paraíso (em frente à pousada Maktub), ou buscar pelotões independentes mais próximos. Você poderá ser útil nos combates diretos ou em apoio logístico geral e de comunicação. Basta querer e ter iniciativa.

Cavalcante foi a região hoje de focos mais intensos (e mais distante), portanto, quem puder acredito que valeria a pena ir para lá apoiar os(as) irmãos(ãs) quilombolas neste combate.

Vamos fortalecer a rede de solidariedade em torno da defesa do Cerrado, a savana com maior biodiversidade do planeta e o bioma brasileiro que mais sofre ataques do agronegócio que coloca o lucro acima da vida humana e da natureza. O berço das principais bacias hidrográficas do Brasil (e do continente), depende de vocês!

No DF estão acontecendo também rodas de conversa ao longo dos dias para proteger nossa Água e nosso cerrado dos interesses do lucro e da especulação (com apoio do governo). Ajudem a construir isso junto com a assembleia Popular da água e o Fórum Alternativo Mundial da Água.

Um grande abraço!

Thiago Ávila
-----------------------

*Thiago é um dos coordenadores da Assembleia Popular da Água e também do Fórum Alternativo Mundial da Água
============================

Do Gama Livre:
Veja adiante as rodas de conversas agendadas para os próximos dias.