Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Câmara Legislativa aprova tombamento do Cine Drive-in de Brasília

Quinta, 30 de novembro de 2017

Foto da internet
 ============

Ascom da deputada distrital Luzia de Paula

Projeto de lei de autoria da deputada Luzia de Paula (PSB), que declara o Cine Drive-In de Brasília patrimônio cultural do Distrito Federal, foi aprovado nesta quarta-feira (29/11) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em defesa de sua iniciativa, a parlamentar justifica que o cinema foi edificado no início da década de setenta e funciona até hoje ininterruptamente, sendo o último em atividade no Brasil. É de fácil acesso, possui estacionamento para 500 automóveis e conta com torre de som destinada a transmissão de áudio dos filmes em Frequência Modulada (FM), exclusivamente liberada pela ANATEL.


A proposta resultou em um abaixo-assinado com aproximadamente 18 mil assinaturas, encaminhado à Câmara Legislativa em apoio a preservação do drive-in. O documento foi organizado por “Urbanista por Brasília”, movimento sem vinculação partidária que é formado por arquitetos e urbanistas que se uniram para defender o conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico de Brasília.

A história do cinema deu luz ao longa-metragem “O último cine drive-in”, dirigido pelo diretor brasiliense Iberê Carvalho. Em sua trajetória o filme foi selecionado para participar de vários festivais no Brasil e no exterior. A sua excelência cinematográfica ficou exemplificada no Festival de Cinema de Gramado de 2015, onde recebeu quatro prêmios, inclusive o de Júri de Crítica.

"O Cine Drive-in pela sua história, longevidade e qualidade técnica deve e merece ser declarado patrimônio cultural do Distrito Federal, fato que, tenho certeza, contribuirá para preservá-lo para as futuras gerações.”, afirma Luzia de Paula.