Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 19 de novembro de 2017

Eleições 2018: Qual é a geografia do voto no DF?

Domingo, 19 de novembro de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Santa'Anna

Militância partidária poderá ser outro fator de definição dos votos, em especial para a Câmara Legislativa. Foto de Chico Sant’Anna

Com tracionais nomes da política candanga envolvidos em escândalos e processos judiciais, a geopolítica, com certeza, interferirá no resultado final. O bairrismo pode pesar em favor dos candidatos locais. Em Planaltina, por exemplo, já há nas redes sociais campanha para se votar apenas em candidatos lá residentes.
Por Chico Sant’Anna
Com população de 3 milhões de habitantes, o Distrito Federal já conta com 2.001.908 eleitores, segundo os números, de outubro passado, do TRE-DF . No mês das eleições, ano que vem, poderão ser 2,048 milhões de eleitores. Brasília é a terceira metrópoles do país e, cada vez mais, os problemas comunitários, como Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade Urbana, Meio-ambiente desafiam autoridades e serão pautados no pleito de 2018.

Com os tracionais nomes da política candanga envolvidos em escândalos e processos judiciais, a geopolítica, com certeza, interferirá no resultado final. A militância partidária poderá ser outro fator de definição dos votos, em especial para a Câmara Legislativa, mas o bairrismo pode pesar mais forte em favor dos candidatos locais. Novos nomes poderão até surgir nesse cenário. Em Planaltina, por exemplo, já há nas redes sociais campanha para se votar apenas em candidatos lá residentes. Na Cidade Estrutural, também.

Grande Plano Piloto

O chamado grande Plano Piloto, Asa Norte e Sul, Lagos Sul e Norte, Cruzeiro, Noroeste, Octogonal e Sudoeste, pode até ser formador de opinião, mas não imporá sua vontade. Todos esses locais somam 296.556, 14,8% do total.

Leia a íntegra