Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Gestão da Secretaria de Saúde faz brasilienses ficarem às cegas

Quarta, 29 de novembro de 2017

Do SindSaúde
Por Lurian Leles // Imagens: Freeimages

Paciente pode perder a visão por falta de cirurgia na rede pública

Uma reportagem do Jornal de Brasília desta quarta-feira (29) trouxe o caso de Antônia Aparecida da Silva, diarista de 48 anos que tem enfrentado um verdadeiro calvário causado por uma doença e agravado pela ineficiência do Estado. Ela sofre de físsula da carótida cavernosa, doença que causa inchaço nos olhos e fortes dores de cabeça. A cirurgia que poderia aliviar tais sintomas, recomendada em outubro por um médico do Hospital de Base (HBDF), segue sem qualquer expectativa de realização.
Em nota, a Secretaria de Saúde respondeu à matéria que a paciente tem que aguardar abertura de vaga em hospital conveniado. Não há previsão.

De acordo com um levantamento feito pelo SindSaúde, a Secretaria de Saúde (SES) conta com apenas 81 oftalmologistas, cinco deles não estão no atendimento à população devido a licenças ou e cargos comissionados. O último concurso foi realizado em 2014. O sindicato questionou a Pasta sobre a fila de espera das cirurgias para a especialidade, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

O déficit de profissionais não é de hoje. O último censo oftalmológico, feito em 2014 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, apontou que o Distrito Federal contava, à época, com um total de 537 oftalmologistas para uma população de 2.789.761 habitantes. Embora não haja estudos atualizados, não é difícil notar na prática que a situação está ainda pior. “Este é só mais um recorte de uma situação muito ampla de déficit de profissionais dentro da Secretaria de Saúde. São agravos que poderiam ser evitados se o governo fosse mais célere em sua gestão”, lamenta a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.