Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Por falta de planejamento da SES, Hospital de Base fica sem marca-passo

Terça, 21 de novembro de 2017
 Por SindSaúde DF // Imagens: Divulgação

Apesar de já ter finalizado o pregão para compra de marca-passo, os pacientes que precisarem do aparelho nesse momento, mais uma vez, correm risco de morrer, pois não há marca-passo no Hospital de Base do Distrito Federal.

Os aparelhos do Base acabaram na última semana e o processo de compra, segundo a Secretaria de Saúde, aguarda homologação do pregão, que foi finalizado em 07 de novembro, há 13 dias. A Secretaria não respondeu à reportagem do SindSaúde sobre o prazo máximo entre a homologação e a efetiva disponibilidade do marca-passo para os pacientes.


Ainda de acordo com a SES-DF, há três pacientes aguardando cirurgia para colocação do marca-passo e eles serão submetidos ao procedimento em outros hospitais conveniados da SES.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, a situação de caos na Saúde do DF tem apenas uma origem: má administração pública. “O que esperar desse desgoverno que já teve três anos à frente do GDF e nada fez? Aliás, ele fez sim. Fez o pior para nossa população e para os servidores públicos. Nossa saúde está acabando a mingua e não temos a quem recorrer”, comenta a sindicalista.

Demanda antiga
Em documento enviado em 1º de novembro de 2017 à Subsecretaria de Logística em Saúde, a Gerência de Programação de Órteses e Próteses afirmou que tinha ciência da situação do desabastecimento do material, mas que não dependia da GEPOP a finalização do processo de compra.

“... Informamos ainda que não depende desta GEPOP os tramites até a finalização do processo e a assinatura da ATA de registro de preços, assim não podemos estabelecer um prazo para conclusão do mesmo. Informamos ainda que TEMOS CIÊNCIA DA SITUAÇÃO DO DESABASTECIMENTO DO REFERIDO MATERIAL e estamos trabalhando em conjunto com a Coordenadora da Cirurgia Cardíaca para assim que a ata for publicada e cadastrada no sistema Alphalinc possamos executar a fim do reabastecimento. Todavia como já elucidado não compete a esta GEPOP os tramites necessários até a publicação da ATA. Desta forma restituímos os autos para ciência e providências”, diz o documento.