Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 25 de novembro de 2017

Sobrepreços: Licitação para serviços de home care é objeto de fiscalização no TCDF

Sábado, 25 de novembro de 2017
Do MP de Contas do DF
Além dos custos de equipamentos, com sobrepreços, o valor dos serviços profissionais pode estar acima do preço de mercado, aponta o MP de Contas do DF

 

O MPC/DF questiona a composição de preços unitários
Brasília, 24/11/2017 – O Ministério Público do DF (MPC/DF), por meio do Parecer 1022/2017 (Processo 35.250/2014) se manifestou, recentemente, em relação à contratação de serviços de Atenção Domiciliar de Alta Complexidade - Home Care (Pregão Eletrônico 257/2017), questionando a planilha que serviu de base para a formação de preços dos serviços de Home Care. Além do MPC/DF, em análise, ainda preliminar, o Corpo Técnico do Tribunal também aponta indícios de sobrepreço e irregularidades no edital, considerando que a metodologia utilizada pela SES/DF para a formação dos custos estimativos do Pregão referido não levou em consideração parâmetros e preços referenciais mais vantajosos para a Administração Pública.


Com a constatação, o relator dos autos determinou a manutenção da suspensão do certame, bem como que a SES adotasse medidas em face dos apontamentos técnicos feitos.  O TCDF, no último dia 14/11, ratificou a decisão do Conselheiro Inácio Magalhães.

Para o MPC/DF, além dos custos de equipamentos, com sobrepreços, o valor dos serviços profissionais pode estar acima do preço de mercado. 

Com a decisão, a SES deve adotar as medidas de correção pedidas pelo TCDF, apresentando planilhas de custo com a composição detalhada dos preços unitários. A medida, ao ver do MPC/DF, pode evitar prejuízos aos cofres públicos em até R$ 5 milhões de reais anuais.