Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 16 de dezembro de 2017

A defesa da liberdade de imprensa. Um caso Arretadinho

Sábado, 16 de dezembro de 2017 
Se a notícia publicada, nada tem a ver comigo, é "liberdade de imprensa", mas se tiver, é "invasão de privacidade".  (Josemar Bosi)
Por
Taciano, do Blog Gama Livre
Não é novidade o fato de que governantes, parlamentares e, frequentemente, grandes empresários, sempre se esmeraram para controlar a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, a opinião pública. Reis, rainhas, reizinhos e até senhores feudais, fazem tudo para ter o controle da opinião pública em suas mãos.

Geralmente se irritam, se exasperam, descem das tamancas, quando um jornal, mesmo que pequeno, ou simples blogues, ou ainda jornalistas, se contrapõem a essa tentativa de manipulação.

E também ‘senhores feudais’, por lealdade talvez ao Rei, assumem posturas autoritárias visando controlar no ‘feudo’ a voz da imprensa, a voz do jornalista, a voz de um blog, a voz da liberdade, a voz da democracia.

Se exasperam os reis, rainhas e senhores feudais dos tempos atuais, quando não conseguem de uma forma ou de outra, subjugarem a mídia, mesmo que seja a chamada mídia alternativa.

Tudo isso aí acima, para abordar um lastimável caso ocorrido aqui no Gama, DF, há uma semana, mais exatamente sábado passado, dia 9 de dezembro. Foi uma desastrada tentativa de inibir, de coibir, o constitucional exercício da livre imprensa, do direito à livre expressão de um blogueiro da cidade. Uma pretensa vontade de determinar ao blog a pauta que ele não deve fazer ou a pauta que deve realizar.

O pior, é que a autora dessa tentativa de amordaçar a imprensa é a administradora regional do Gama, Maria Antônia.

Pela manhã do sábado passado (9/12) uma rede de água da Caesb estourou no Setor Norte do Gama. A água rolou pelas ruas. Um fato que qualquer blog ou outro veículo da imprensa tem o direito de cobrir, de noticiar.

Mas por volta das 13 horas, eis que o editor do Blog do Arretadinho, Joaquim Dantas, se dirigiu ao local para fazer algumas fotos e vídeos. Normal, como exercício de liberdade de imprensa. Mas ele foi constrangido pela administradora da cidade que, naquele momento, bradou que ela já havia filmado e fotografado o problema, e que também já tinha tomado as providências (talvez, quem sabe, comunicando à Caesb). E disparou, segundo Joaquim Dantas:

— "Tudo já foi filmado e fotografado e as providências já foram tomadas, não precisamos de nenhum desocupado registrando nada aqui não".


Exposto tudo acima, só três últimas coisas:

1.  A solidariedade minha ao blogueiro Joaquim Dantas, do Blog do Arretadinho, chamado de desocupado, fato que não é verdade;

2.  A ineficácia absoluta de tentativas de alguém —quem quer que seja— pautar o Blog do Arretadinho ou outros blogues independentes do Gama; e

3.  A convicção de que a liberdade de imprensa é uma coisa que qualquer administrador público deve respeitar.

Veja no vídeo abaixo o estouro da rede de água da Caesb no Setor Norte do Gama, dia 9 de dezembro de 2017.


-->