Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Deficientes reclamam de falta de acessibilidade no Gama

Segunda, 11 de dezembro de 2017
Do Portal Gama Cidadão

A acessibilidade é um direito de todos e está prevista na Constituição Brasileira.

O sagrado direito de ir e vir dos cidadãos não vem sendo respeitado na cidade do Gama no Distrito Federal. Em 11 de abril de 2015 a Defensoria Pública do Distrito Federal, o Ministério Público e a Administração Regional do Gama assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento exige que os comércios, empresas e prédios públicos da cidade readequarem seus espaços para a acessibilidade de pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência. Ocorre que tudo isso parece ter ficado apenas no papel. 

Pessoas com deficiências físicas tem enviado à nossa redação relatos e reclamações da falta de acessibilidade na cidade, em especial na “obra feita pelo governo no Pistão Sul”. O calçamento foi feito sem acessibilidade na área do comércio local, mostrando a irresponsabilidade do governo local com a população.

A população do Gama não vem aprovando as obras sem acessibilidade que estão em andamento pela cidade. Sem respeito nenhum com os idosos, crianças e com as pessoas com deficiência que agrava ainda mais a situação. Eles enfrentam, diariamente, problemas em ruas e calçadas, nos ônibus de transporte coletivo, em banheiros públicos, nas rodoviárias e até em universidades.

Obras na Avenida dos Pioneiros continuam

Nas obras de pavimentação da Avenida dos Pioneiros no Pistão Sul está sendo feito serviço de drenagem pluvial, remodelação de calçadas e melhoria no canteiro central. O prazo de conclusão do empreendimento é de 90 dias, e conta com recursos do Banco do Brasil, no valor de R$ 3.340.411,74. Porém vê-se que não se tem pensado na questão da acessibilidade no calçamento.


Em 2018 pessoas com deficiência planejam promover "Blitz da Acessibilidade" com o apoio da redação móvel do portal Gama Cidadão, aguardem!!!

Veja outras matérias já publicadas no Gama Cidadão sobre esse assunto: 

Gama terá que readequar seus espaços para acessibilidade de deficientes