Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 9 de dezembro de 2017

É o caos: Cirurgias são canceladas por falta de roupa no HRAN

Sábado, 9 de dezembro de 2017

Do SindSaúde
Por Lurian Leles // Imagens: Peter Neylon
 

Ingerência do Estado prejudica pacientes que não puderam operar; para Marli Rodrigues, falha de organização é ‘inaceitável’ no âmbito da saúde

O governo deu mais uma amostra de incompetência ao cancelar vinte e quatro cirurgias Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), na quarta (6) e quinta-feira (7), por falta de lençóis e aventais que não puderam ser higienizados. Procedimentos em especialidades como urologia, oftalmologia e retirada de tumores deixaram de ser feitos.

O problema foi causado pela falta de um produto necessário para lavar as roupas, que teria sido comprado, mas não entregue a tempo. “A Saúde é um segmento totalmente a parte, que não deve admitir falhas. Um planejamento rigoroso é imperativo na árdua tarefa de salvar vidas, cancelar cirurgias por simples falha de organização do governo com seus fornecedores é inaceitável”, opina a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

“Por que esse material de higiene não foi comprado de forma fracionada, com intuito de sempre se ter uma reserva? E por que não pegaram roupas emprestadas na rede, em vez de cancelar as cirurgias? Se algo assim ocorrer novamente, vão fechar também as emergências?”, questiona a presidente. “Um Hospital não pode parar de funcionar por motivo tão simples de se resolver”, completa.

São necessários ao menos quatro produtos para higienização das roupas — umectante, sabão, alvejante, amaciante e acidulante —, com preço médio de R$200 cada. “Recursos do PDPAS (Programa de Descentralização Progressiva das Ações de Saúde) podem ser facilmente aplicados em casos assim. É um custo tão mínimo aos cofres públicos mas que para o GDF deve valer mais que a vida”, lamenta Marli.

Leitos subutilizados - Além disso, dois leitos de cirurgia eletiva na UTI não estão sendo utilizados. Um deles está bloqueado devido a uma maca quebrada, algo que poderia ser facilmente resolvido se houvesse manutenção, e outro está sendo utilizado por um paciente já há muito tempo.