Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 6 de janeiro de 2018

6 de janeiro, Dia de Reis

Sábado, 6 de janeiro de 2018
Publicado no Youtube por


Depois do Natal, e até o dia 06 de janeiro, o Reisado acontece no distrito de Lagoa do Maurício, município de Macaúbas, região da Chapada Diamantina, estado da Bahia. A organização fica por conta do Sr. Odilon, morador da região, e sua filha Maria, que vem todos os anos de São Paulo para dançar o "samba".

Com o intuito de festejar o nascimento de Jesus e a chegada dos reis Magos com suas oferendas ao menino, os reiseiros percorrem praticamente todas as casas de uma vasta região serrana, com vegetação mista de cerrado e caatinga. Em cerca de seis dias de Reis, percorrem muitas dezenas de casas. Em cada uma delas, cantam em três atos: 1 - na porta da casa, se apresentando e pedindo ao dono que convide-os a entrar. 2 - Dentro da casa, festejando ao menino Jesus e 3 - Despedindo-se e agradecendo ao dono da casa, que sempre oferece algum dinheiro, além de bebida e comida farta.

Os Ternos de Reis, além de outras questões, constituem uma grande forma de interação social entre os povos daquela região, que preserva algum ar tradicional.

Por volta do dia 15 de Janeiro, os Reiseiros reúnem-se numa grande festa, que recebe muita gente. Nesse dia, atrações musicais da região são contratadas para animar a festa. Com comida, bebida, reis e forró, todos festejam até o dia clarear.

**********************