Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

🌳Eleição para a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) do Gama🌳

Quarta, 3 de janeiro de 2018
Do Conselho Gestor do Mosaico das Unidades de Conservação do Gama

🌳COMISSÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE (COMDEMA)🌳

Inscrições: Até o dia 07/01/2018 às 23:59

Local: IFB (Campus Gama)

*Hora:*13h - 17h

Estão abertas as inscrições para as eleições da Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Gama. As eleições ocorrerão no dia 13 de Janeiro de 2018, no Instituto Federal de Brasília (Campus Gama) às 13:00, os candidatos deverão obrigatoriamente serem moradores do Gama e terem alguma familiaridade com a pauta ambiental local por meio de ações desenvolvidas na comunidade ou conhecimento técnico sobre o assunto.

O formulário de inscrições estará disponível no link ao fim da mensagem e as inscrições estarão abertas até o dia 07 de Janeiro de 2018.

Só poderá participar do pleito quem se inscrever durante o prazo aberto para às inscrições.

Os votantes deverão obrigatoriamente serem moradores do Gama, devendo apresentar  título de eleitor e documento oficial com foto no ato da votação.

A organização desse pleito é uma parceria entre o Conselho Gestor do Mosaico das Unidades de Conservação do Gama, Administração Regional do Gama e o Portal de Notícias Gama Cidadão.

🌍Introdução🌎

A importância da COMDEMA na gestão ambiental é diretamente proporcional à participação comunitária e à internalização desta prática na administração pública, pois é através dessa estrutura colegiada e deliberativa que essa comunidade irá participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável e melhoria da qualidade de vida em sua cidade.

A ponta das soluções está ligada diretamente aos moradores que convivem diretamente com os problemas ambientais, daí porque a mobilização popular através das Comissões de Defesa do Meio Ambiente dentro do território regional, enquanto fórum de decisão das principais questões ambientais das cidades.

A partir da efetivação da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, uma série de instrumentos e medidas serão implantadas pela população e instituições governamentais locais que conjuntamente opinarão sobre as diretrizes da política ambiental, abrindo um espaço no planejamento do desenvolvimento da cidade para a dimensão da auto sustentabilidade

🌱O que é?🌱

COMDEMA é a sigla de Comissão de Defesa do Meio Ambiente e, por ser um Conselho é uma instância deliberativa e colegiada, especializada em ações referentes à preservação, conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais das cidades.

A COMDEMA, enquanto estrutura paritária, é composto por membros que representam o poder público, a sociedade civil organizada, podendo ainda vir a ter representantes da iniciativa privada.

Em suma temos como definição própria que o COMDEMA é uma unidade colegiada, de caráter consultivo, deliberativo, recursal e de assessoramento do Poder Público em questões concernentes ao equilíbrio ambiental e à melhoria da qualidade de vida local. 

Composição:

A COMDEMA será composta pelo Administrador Regional (Presidente), e mais 12 (doze) membros, com mandato de 02 (dois) anos permitida a recondução.

Dos membros da COMDEMA, 07 (sete) serão eleitos pela comunidade, sendo os outros 05 (cinco) representantes da Administração Pública e de órgãos envolvidos com a Política Ambiental do Distrito Federal.

Participe!!!


Dúvidas: cgmucg@gmail.com

💧"Tomar água nos dá vida! Tomar consciência nos dará água!"💧