Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Saúde: O que acontece quando você corta o açúcar refinado da alimentação

Quarta, 3 de janeiro de 2017
Deixar os docinhos de lado ajuda a reduzir o risco de diversas doenças, a emagrecer e ainda acelera o metabolismo

C/Minhavida Foto:Pública
e Portal ContextoExato

Deixar os docinhos de lado ajuda a reduzir o risco de diversas doenças, a emagrecer e ainda acelera o metabolismo.

Embora seja muito gostoso, o açúcar refinado é um dos principais vilões da alimentação, por não ter nenhum valor nutricional. Isso acontece devido ao fato do açúcar passar por um processo de refinamento, no qual ocorre a retirada de diversas substâncias, como minerais e vitaminas. Para identificar um açúcar refinado basta seguir a regra: quanto mais branco for, mais processado é o açúcar. O açúcar refinado está presente em vários alimentos industrializados que as pessoas consomem diariamente, como por exemplo no suco de caixinha, nas barrinhas de cereais, bolachas, iogurtes, pães, ketchup e muitos outros.

Remover o açúcar da alimentação pode trazer diversos benefícios à saúde. O início pode ser difícil, mas, a longo prazo, o corpo agradece. Veja algumas coisas que podem acontecer com o seu corpo se você cortar de vez o açúcar refinado da alimentação:

1. Emagrece

Existem muitos alimentos que prejudicam a dieta, porém é fato que o açúcar refinado apresenta muitos mais prejuízos do que benefícios a saúde. Consumir açúcar com frequência causa picos e quedas repentinas de glicemia no sangue, aumentando a fome. Então, ao cortar esse alimento, a pessoa para de consumir tantas calorias e substâncias ruins e ainda deixa de sentir tanta fome. O ideal é que após deixar de consumir o açúcar refinado, as pessoas optem pelo consumo de frutas que possuem açúcares naturais.

"Retirar o açúcar do cardápio pode ajudar a emagrecer porque melhora a qualidade de vida e diversos aspectos básicos de saúde, fundamentais para favorecer o ambiente corporal ao emagrecimento", afirmou a nutricionista Mariana Kirstus.

2. Reduz o risco de diabetes

Alimentos com alta carga de índice glicêmico, como o açúcar refinado, fazem com que os níveis de glicose fiquem altos, sobrecarregando o pâncreas que precisa produzir mais insulina. O consumo excessivo desses alimentos pode tornar o organismo resistente à insulina e, caso essa produção seja insuficiente, o açúcar irá ficar preso na corrente sanguínea, ocasionando a diabetes e outras doenças. É importante lembrar que diabéticos devem seguir uma alimentação balanceada e apenas retirar o açúcar não é a solução.

"Ao retirar o açúcar da alimentação é possível diminuir o risco de diabetes e também da pré-diabetes, que é a resistência à insulina. Com a retirada, diminuição ou controle do açúcar pode-se sim organizar novamente as células no organismo e o método como as células trabalham", revelou a nutricionista.

3. Acelera o metabolismo

O metabolismo é um conjunto de reações químicas responsáveis pela composição dos nutrientes e por gerar energia para as células do nosso corpo. Hábitos diários podem afetar o metabolismo, como o sono, alimentação e problemas de saúde.

"A retirada ou a diminuição do açúcar pode sim acelerar o metabolismo, porque em muitos casos temos a questão da fadiga mitocondrial, que é aquele indivíduo que por exemplo fala que come uma bala e já se sente pesado. Esse indivíduo pode ser muito beneficiado com a retirada do açúcar, pois com essa retirada e tendo uma boa alimentação balanceada, orientada por um profissional nutricionista, ele conseguirá melhorar a ação das mitocôndrias na célula favorecendo todo o ritmo do metabolismo dele, podendo trazer benefícios desde perda de gordura até perda de peso", afirmou Mariana.

"Podemos dizer que isso nada mais é do que retornar ao metabolismo normal, porque o excesso de açúcar também retarda o metabolismo já que traz desajustes ao organismo", completou.

4. Deixa a pele e cabelo mais saudáveis

O consumo de açúcar pode alterar a produção de elastina e colágeno, principais proteínas presentes na pele. "Ao retirar o açúcar da dieta ou diminuir, ingerindo quantidades reduzidas e adequadas, o benefício vai ser em todo o organismo e, dependendo do nível da quantidade que esse indivíduo consumia de açúcar, isso trará consequências diversas. Então se a pessoa começar a consumir mais frutas, verduras e adoçantes de boa qualidade sim, ela pode obter diversos benefícios", diz Mariana. 5. Diminui as chances de câncer

Diversos estudos mostram que o consumo excessivo de açúcar pode aumentar as chances de uma pessoas sofrer com câncer, principalmente no estômago. "O organismo é todo um conjunto interligado, então toda atitude, toda alimentação e todo estímulo pode refletir no conjunto. Por isso, a retirada ou a diminuição do consumo de açúcar pode inclusive afetar em uma prevenção de câncer, por exemplo", conta. Quais as melhores substituições para o açúcar refinado

Retirar algo da alimentação não é uma tarefa fácil, especialmente quando estamos falando do açúcar. No entanto, sabemos que o seu consumo pode prejudicar nosso organismo, então, para tornar essa missão mais tranquila, é possível fazer algumas substituições no cardápio.

"O melhor substituto é, na realidade, o consumo moderado e esporádico, associado ao consumo diário de frutas, legumes, verduras e fontes de fibras. Substitutos mais modernos e saudáveis são xilitol e stevia, sendo que a stevia é uma erva verdinha facilmente encontrada em loja de produtos naturais, podendo ser usada assim também", disse a nutricionista.