Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 4 de fevereiro de 2018

AVENTURAS BUROCRÁTICAS V - FIM?

Domingo, 4 de fevereiro de 2018

AVENTURAS BUROCRÁTICAS V - FIM?

Por Juan Rictheli
Nos episódios anteriores...

Aventuras Burocráticas I, II, III e IV. A saga de um gamense nos caminhos tortuosos, e obscuros, da burocracia do GDF 

http://www.gamalivre.com.br/search?q=Aventuras+burocráticas do GDF


Após informar ao órgão que eles deveriam se cadastrar no SISLANCA para emitir uma guia de pagamento para que pudesse ter acesso às minhas cópias, alguns dias se passaram.
1.Liguei lá, já haviam solicitado, tinham acesso, mas alguma coisa estava errada, tive que aguardar mais algumas horas.
2.Liguei outra vez, estava tudo certo, só tinha um problema, com o meu CPF a guia não saia, tinha que ter um CNPJ, por sorte usei o que o meu pai havia me passado.
3.Emitiram a guia, me enviaram por e-mail, paguei só que era uma sexta feira, resolvi então que iria na segunda.
4.Segunda feira, me preparei para ir lá, mas sumi o comprovante de pagamento em algum lugar do carro que estava uma zona por conta de uma festa de fim de semana.

5.Vasculhei tudo e nada de achar o comprovante, já estava pensando em como teria que enfrentar a burocracia do banco para ter acesso à uma segunda via, resolvi arriscar uma última tentativa de busca no meio de uns discos de vinil que estavam no carro.
6.Por sorte achei, estava entre um disco de Tom Jobim e outro do Bee Gees, mas já era fim de tarde, teria que ficar para o outro dia.
7.Saí como uma bala do Gama em direção ao órgão, pensando se essa história teria um fim dessa vez...
8.Cheguei lá meio receoso, fui diretamente ao arquivo, onde fui recebido com um sorriso pelos servidores, conversamos brevemente sobre a aventura que havia sido aquilo tudo, falei que tinha escrito sobre e que algumas pessoas gostaram, se interessaram e me pediram para mostrar.
9.A servidora abriu uma gaveta e disse sorrindo:
-Acho que agora a sua aventura chega ao fim!
-Não via a hora...
-Eu tirei às cópias no dia seguinte ao que você veio aqui! Deu um trabalho! Estavam só esperando você!
10.Fiquei emocionado ao finalmente saber que minha jornada chegara ao fim, só que não! Sabe de nada inocente! Agora vou usar esses documentos em um processo e não tenho garantia de que serei bem sucedido! Vida que segue!

Espero em vão, que nenhum de vocês tenha que viver algo assim, mas a probabilidade é enorme, os que não passaram por isso, certamente passarão.
Muita gente criticou os servidores, o Estado, a máquina pública... Há que se olhar com cuidado, a servidora retirou as cópias imediatamente, servidores de outros órgãos me ajudaram da forma que puderam e sem conhecer a minha história, eles são tão vítimas da burocracia quanto nós.
Não prego o fim do funcionalismo público ou do Estado, quero apenas que ele funcione e seja bom pra todos, falta gestão e articulação entre os diversos órgãos públicos.

FIM?