Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Londres: Milhares manifestam-se em defesa do serviço nacional de saúde britânico

Sábado, 3 de fevereiro de 2018
Do Esquerda.Net


Trabalhadores da saúde, ativistas e sindicatos ocupam o centro de Londres este sábado para protestar contra a degradação das condições do sistema público de saúde e a sua privatização. Organizadores da manifestação frisam que esta é “uma crise política inteiramente fabricada” pelo governo conservador

Médicos, enfermeiros, funcionários da Saúde, ativistas e utentes revoltados com a degradação das condições do sistema público de saúde e a sua privatização juntaram-se à marcha organizada pela campanha anti-austeridade The People’s Assembly(link is external) e a Health Campaigns Together(link is external). A iniciativa contou ainda com o apoio de sindicatos como o Unite e o Unison e da central sindical Trades Union Congress.
Nas últimas semanas, os hospitais ficaram sobrecarregados, o que levou a atrasos de até 12 horas na urgência, os doentes foram deixados nas macas durante horas e milhares de doentes foram forçados a esperar em ambulâncias antes de receber cuidados urgentes.
Na convocatória do protesto deste sábado(link is external), a campanha The People’s Assembly sublinha que a crise em que se encontra mergulhado o setor deixou os trabalhadores da saúde “de joelhos” e os doentes a morrer em salas de espera e corredores hospitalares superlotados.
Uu“Não tem que ser assim”, frisam os organizadores da manifestação, sublinhando que “quando as manchetes informam que há uma crise do ‘terceiro mundo’ no 6º país mais rico do mundo”, é preciso deixar claro que esta é “uma crise política inteiramente fabricada” pelo governo conservador.
“É hora de o governo deixar de culpar os pacientes, enfermeiros, médicos, imigrantes, gripe e idosos pelas suas deficiências. É hora de começar a ouvir o país que está cansado de promessas vazias da boca de políticos cobardes. Os Conservadores devem responder aos apelos da população, dos trabalhadores da saúde e dos doentes”, que exigem não só que o serviço nacional de saúde britânico seja financiado adequadamente, mas que regresse à esfera pública, “longe do desperdício e das exigências de lucro por parte de acionistas e banqueiro "banqueiros”.

https://www.pscp.tv/w/1nAKEROmlzXGL
Corbyn: crise do serviço nacional de saúde britânico foi “criada pelos conservadores e pela austeridade”.
O líder trabalhista Jeremy Corbyn garantiu que lutará para impedir a privatização do serviço de saúde e prometeu aos funcionários do SNS os recursos de que necessitam.
De acordo com Jeremy Corbyn, a crise do serviço nacional de saúde britânico foi “criada pelos conservadores e pela austeridade”.
“Perante todas as evidências – doentes tratados em corredores hospitalares, pessoas a morrer nas traseiras de ambulâncias, hospitais a precisar urgentemente de obras - estão a recusar-se a dar ao nosso serviço nacional de saúde o dinheiro de que ele precisa imediatamente. O SNS só vai sobreviver se lutarmos por ele”, frisou Corbyn.