Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Saúde e Bem-Estar: 7 "Resumo da Ópera" II — "O Germe Não é Nada, o Terreno é Tudo"

Sábado, 17 de fevereiro de 2018
Por 
Aldemario Araújo*

SAÚDE E BEM-ESTAR

50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em:
http://www.aldemario.adv.br/saude.htm


7 “RESUMO DA ÓPERA” II – “O GERME NÃO É NADA, O TERRENO É TUDO”


No texto anterior foram apontados, de forma sumária, os quatro grandes campos de atenção e cuidados para o desenvolvimento da saúde e bem-estar consistentes e duradouros. São eles: a) alimentação adequada; b) atividade física; c) equilíbrio emocional e d) hábitos saudáveis.


Como foi assinalado, todos esses elementos concorrem para a realização de um objetivo que seria a base para a saúde e o bem-estar. Essa meta pode ser resumida na concretização de um terreno biológico apropriado. Por terreno biológico entenda-se o complexo ambiente formado pelo organismo humano (células, fluidos, tecidos, órgãos, micro-organismos, etc).


O doutor Alberto Peribanez Gonzalez afirma no livro Cirurgia Verde: “Ambos [Claude Bernard e Antoine Béchamp] perceberam muito cedo que a manutenção de um terreno biológico saudável é a chave para a saúde”.


Assim, as quatro grandes iniciativas antes mencionadas concorrem para a manutenção de um organismo equilibrado e livre de doenças, em função, particularmente: a) do combate à acidificação (quando o pH está abaixo de 7); b) do ataque ao estresse oxidativo (excesso de radicais livres); c) da ofensiva ao estresse adrenal (desequilíbrios e deficiências hormonais); d) da manutenção da microbiota (micro-organismos em quantidade e qualidade adequadas) e e) das melhores influências no campo da epigenética (ativação e desativação de genes do DNA por fatores externos).


A Teoria do Terreno Biológico, desenvolvida por Claude Bernard e Antoine Béchamp, rivalizou e foi “vencida” pela Teoria do Germe de Louis Pasteur. Segundo Pasteur, as bactérias são patogênicas e seria preciso esterilizar e aquecer os alimentos para eliminá-las. Consta que Pasteur, no leito de morte, teria reconhecido seu erro (como concepção geral) e dito: “o Germe não é nada, o Terreno é tudo”.


Numa considerável simplificação, é possível afirmar que existem trilhões de micro-organismos construtivos e destrutivos no corpo de qualquer pessoa viva. O resultado final da atuação desses seres, positivo ou negativo, vai depender do terreno ou ambiente biológico específico cultivado por cada pessoa a cada momento.


*Aldemario Araujo Castro
Professor, Advogado, Mestre em Direito, Procurador da Fazenda Nacional