Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Você conhece os artistas de Brasília? Conheça a fotografia de Alexandre Riulena Araujo

Quinta, 8 de fevereiro de 2018

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Por Chico Sant’Anna
Uma aquarela impressionista digital. Assim, talvez, poder-se-ia definir o trabalho que emerge da técnica fotográfica de Alexandre Riulena Araujo, a qual ele insere na categoria urbanarte.

Candango, de 58 anos, Alexandre conta que sempre lhe chamou a atenção o segundo plano das imagens, aquele que fica atrás do alvo principal das fotos, especialmente a intensidade do desfoque. “Foi aí que resolvi explorar o desfoque. Percebi que, desfocado, o movimento presente na imagem ficava mais nítido, o que é um paradoxo, porque o movimento deveria ficar mais nítido quando focado”.


As objetivas de Alexandre focam – ou desfocam – o cotidiano da capital: passeios no parque, Domingo no Eixão, o dia-a-dia das famílias brasilienses. O resultado nos assemelha a um realismo mágico materializado numa aquarela digital. Para os teóricos, o realismo mágico literário é uma espécie de magia que ocorre sem explicações dentro de um mundo ficcional realista. As cores potencializadas apregoam um toque infantil e lúdico às imagens.