Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 7 de março de 2018

Cientista político critica Psol por lançar Boulos sem debate interno

Quarta, 7 de março de 2018
Do DCM
Diário do Centro do Mundo


O cientista político Luís Felipe Miguel, criador da disciplina sobre o golpe na UFRJ, criticou o PSOL em sua página no Facebook por lançar a pré-candidatura de Guilherme Boulos sem uma um debate interno maior. “A história parece mostrar que os partidos de esquerda têm dificuldade de manter a promessa de maior democracia interna. A proposta original do PT era essa, mas com o passar do tempo ele foi se tornando uma estrutura a serviço dos mandatos de seus dirigentes”, diz. A seguir, a nota na íntegra:

Tenho bastante simpatia pela figura pública do Boulos. Mas, sem ser militante e acompanhando só de longe o debate que ocorre no PSOL, acho que é um grande desserviço ao partido, a toda a esquerda brasileira e ao próprio Boulos a imposição de uma candidatura sem que se abra espaço real para que outros nomes colocados sejam levados em conta. A decisão de fazer a convenção com delegados eleitos para outra finalidade meses atrás – como se a escolha da chapa presidencial fosse uma formalidade – é indigna da trajetória do PSOL.

A história parece mostrar que os partidos de esquerda têm dificuldade de manter a promessa de maior democracia interna. A proposta original do PT era essa, mas com o passar do tempo ele foi se tornando uma estrutura a serviço dos mandatos de seus dirigentes. Será triste se o PSOL, que nasceu tentando resgatar parte do projeto petista que se perdera no caminho, não resistir a essa tentação.