Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 1 de março de 2018

Lula abre o jogo: para ele, luta armada é coisa para moleque de 16 anos

Quinta, 1º de março de 2018
Do Blogue Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti

Da longa entrevista do ex-presidente Lula publicada nesta 5ª feira (1º) pela Folha de S. Paulo, chamaram-me a atenção duas respostas.

Numa delas, ele arrancou a máscara de vez, deixando transparecer todo o seu desprezo pelos que arriscamos a vida e a integridade física e mental na luta extremamente desigual contra a ditadura militar:


"Se eu não acreditasse na possibilidade de a Justiça rever o crime cometido contra mim pelo Moro e pelo TRF-4, eu não precisaria fazer política.

Quem sabe eu virasse um moleque de 16 anos e fosse dizer que só tem solução na luta armada. Não. Eu acredito na democracia, eu acredito na Justiça".

Eu mentiria se dissesse que fiquei surpreso. Sempre soube ser exatamente este o conceito que ele tinha e tem de nós. Marighella, Lamarca, Mário Alves, Juarez Guimarães de Brito, Joaquim Câmara Ferreira... comparáveis a moleques de 16 anos?! 

Nunca foi revolucionário, portanto jamais quis algo além da democracia burguesa, daí a postura melancólica que assumiu quando dois ministros do seu primeiro governo, o Tarso Genro e o Paulo Vannucci se propunham a lutar para que os torturadores do regime militar respondessem por seus crimes.

O Alto Comando do Exército chiou e Lula, ao invés de o destituir como qualquer presidente com o mínimo respeito pelo próprio cargo teria feito (pois tal posicionamento representou uma insubordinação de subalternos contra o comandante supremo das Forças Armadas), proibiu Genro e Vannucci de continuarem pregando a revisão da Lei da Anistia, orientou-os a recomendarem aos sobreviventes e suas famílias que buscassem o caminho dos tribunais e sugeriu que os heróis e mártires da luta armadas recebessem... homenagens!

O desfecho pífio deste episódio foi decisivo para que a impunidade dos carrascos fosse mantida. Com o governo federal surpreendentemente se omitindo e o Congresso Nacional previsivelmente se mantendo em cima do muro, o que se poderia esperar do Judiciário, se não algumas sentenças justas nas instâncias inferiores que acabariam sendo sempre fulminadas nas instâncias superiores?

De resto, aos internautas que tanto me recriminaram quando me posicionei contra o golpe do Rodrigo Janot e das Organizações Globo para derrubarem o Temer mediante uma armação ilimitada eu recomendo que leiam o que o Lula disse sobre o assunto:
"...era importante manter o Janot. Era importante tirar o Temer. E era importante colocar o Rodrigo Maia. Isso para mim tá claro.

O Temer se prestou a fazer o serviço do golpe. Mas não era uma figura palatável, e houve uma tentativa de golpe. Senão, me explica o que aconteceu.

Você acha que na Globo alguém faz jornalismo livre? O jornalista decide e faz uma denúncia como aquela que foi feita contra o Temer?
No mesmo dia já tinha jornalista apostando na renúncia do Temer. E já tava se discutindo quem ia assumir e o que ia acontecer.

Ora, o Temer resolveu enfrentar. Teve a coragem de desmascarar o Janot, o Joesley e ficou presidente. E ainda ganhou duas paradas no Congresso Nacional, não se sabe a que preço. A imprensa dizia que R$ 30 bilhões foram gastos, não sei quantos bilhões. Mas ganhou".

(o texto é definitivo, a edição está incompleta e será finalizada mais tarde)