Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de março de 2018

Nota urgente da Anistia Internacional: Justiça para Marielle Franco; Autoridades devem investigar o assassinato da defensora de direitos humanos Marielle Franco

Quinta, 15 de março de 2018
Da Anistia Internacional

O assassinato de Marielle Franco, 38 anos, vereadora da cidade do Rio de Janeiro, defensora de direitos humanos conhecida por denunciar abusos policiais e execuções extrajudiciais, é um caso gravíssimo que deve ser imediatamente investigado, disse hoje a Anistia Internacional. .
Marielle foi morta à tiros no bairro Estácio do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira, 14 de março. Seu motorista também foi morto e uma assessora de imprensa ficou ferida no ataque. .
“O que aconteceu é um fato assustador e é mais um exemplo dos perigos que os defensores e defensoras dos direitos humanos enfrentam no Brasil. Como membro da Comissão Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Marielle trabalhou incansavelmente para defender os direitos das mulheres negras e jovens nas favelas e em outras comunidades marginalizadas “, disse Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil.
“As autoridades brasileiras devem assegurar uma investigação rápida, minuciosa e imparcial sobre este trágico assassinato. O Estado deve proteger as testemunhas e os sobreviventes, identificar o motivo do assassinato de Marielle e levar os culpados à justiça. As autoridades não podem deixar que defensores e defensoras dos direitos humanos sejam mortos e seus assassinos fiquem impunes”. .
Em 2016, Marielle foi eleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Duas semanas atrás, foi nomeada relatora de uma comissão especial da cidade para monitorar a atual intervenção federal no Rio de Janeiro e a militarização da segurança pública.
***********
Quinta, 15 de março de 2018
Da Anistia Internacional
O Estado, através dos diversos órgãos competentes, deve garantir uma investigação imediata e rigorosa do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e defensora dos direitos humanos Marielle Franco.
Marielle foi morta a tiros na noite desta quarta feira, 14 de março, no bairro do Estácio na cidade do Rio de Janeiro.
Marielle Franco é reconhecida por sua histórica luta por direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras e moradores de favelas e periferias e na denúncia da violência policial.
Não podem restar dúvidas a respeito do contexto, motivação e autoria do assassinato de Marielle Franco.
#JustiçaParaMarielle