Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Helio Fernandes — "Temer, corrupto, usurpador, conspirador: 'Seria covardia não disputar a reeleição, para defender meu legado, salvei o país' "

Segunda, 26 de março de 2018
Por
Helio Fernandes*
Além do que coloquei no título, farsante, mistificador e ignorante do próprio idioma. Garante que disputará a reeleição, sem nunca ter sido eleito. Iniciando a conspiração parlamentar mandou carta à presidente eleita e reeleita, se confessando vice-decorativo. Era o que o preocupava. Fez uma parceria vitoriosa com Eduardo Cunha, este condenado a dezenas  de anos de prisão, ele senhor de todos os palácios

Desmoralizado, ridicularizado, sem a mínima autoridade ou credibilidade, impopularíssimo, não tem legado algum, a não ser defender as propinas que recebeu, pelo menos, nos últimos 20 anos. Em dinheiro, que diz, dia sim, dia não, "vou abrir minhas contas para os jornalistas". Mas sempre volta atrás.
(Como aconteceu com a reforma da Previdência, que passou de prioridade absoluta, a um pedaço de papel jogado no lixo. Que não conseguiu votar em mais de 2 anos, apesar de todas as concessões. Esse é seu legado, ou pelo menos como ele identifica).

Legado, pelo menos o que é representado pelas propinas. Em dinheiro vivo, conhecido com a quebra do sigilo bancário. E a propina que recebeu  através de uma fazenda valiosa, em nome de um amigo. Que se recusa a depor  na Justiça. Teria que confessar que é "testa de  ferro".

Agora, o presidente corrupto e usurpador, anuncia com estardalhaço: "Em fevereiro criamos 61 mil  empregos, o maior número nos últimos anos". A maior parte sem carteira assinada. 

Apesar disso, coloca essa criação precária, no legado de realizações. Vamos fazer um cálculo rápido da desimportância desses 61 mil empregos em relação aos 13 milhões e 600 mil que  não conseguem trabalho de jeito algum. Com esse cálculo, constataremos o tempo indispensável e necessário, para que a situação do desemprego acabe com a desesperança.

PS- Mantida essa media de 61 mil empregos, serão novas 730 mil vagas em 1 ano.

PS2- Em 10  anos, 7 milhões e 300 mil cidadãos trabalhando. 

PS3- Para eliminar o total dos desempregados, devemos ver transcorrer quase 20 anos.

PS4- Essa é uma parte do legado que o obriga a disputar a reeleição. Sem a menor chance de chegar  ao segundo turno.

Quanto a Netflix pagou pela primeira página do Globo?

Sei que é uma perguntinha ingênua, inócua, inútil. Tentei informação direta  e indiretamente, dos dois lados, não obtive nada. Por que a Netflix precisava gastar tanto para obter esse espaço? Para o lançamento original e imediato, da série "O Mecanismo". Com todos os episódios disponíveis a partir de hoje.

Quem tiver tempo, paciência e obsessão, pode ver toda a  série, sem espera ou interrupção.

Nesses canais de filmes e séries, a Netflix ultrapassou todos os adversários, com audiência 4 ou 5 vezes maior. A  Globo tentou de tudo com o Now, mas  está  tão longe, que prefere faturar, promovendo o próprio adversário

PS- Os canais por assinatura (mina de ouro nos EUA) estão em queda acelerada no Brasil. Com exceção da Netflix. 

"Adeus às armas", nos EUA

Mais de 1  milhão de pessoas nas ruas, nos mais diversos estados. Com maior número para Washington. Manifestação e protesto entusiasmado e exacerbado contra a proliferação de armas, com venda cada vez mais livre e mortal. Não é o primeiro protesto. Mas nenhum com esse volume e importância, e liderado por jovens.

Faziam questão de chamar a atenção para a "nossa geração que vai liquidar esse monopólio assassino". Ou mudavam de refrão: "Não queremos ser assassinados, entrando ou saindo da Universidade”. Havia sinceridade, credibilidade, respeitabilidade, vontade de acabar com essa organização que controla os políticos, que protegem e garantem os criminosos, fabricantes e comerciantes.

Só de passagem, revelavam números estarrecedores, restritos aos EUA. O país tem 317 milhões de habitantes. E 367 milhões de armas, de todos os tipos e capacidade de matar. Essa geração, desprendida  e compenetrada, protestava contra a mesma situação em outros países.

Isso começou ou  aumentou de projeção a partir de 1880. Antes praticamente só fabricavam e vendiam revolver e pistola. Com a invenção da pólvora e o progresso da técnica de construção, passaram a construir fuzis, submetralhadoras, até outra geração entrar na área da bomba  atômica (hoje artefato nuclear). A partir de 1945, quando o nefasto presidente Truman,  destruiu Hiroshima e Nagazak.

Até 1920, quem construiu a mais colossal fortuna com dinheiro de armas, foi Alfredo Nobel. Morrendo sem herdeiros, criou um Instituto, que ficou com todo o dinheiro para distribuir o que se glorifica hoje, como Prêmio Nobel, com 17 denominações diferentes.

Os que recebem esses prêmios, orgulhosos, jamais deram uma palavra sobre a origem do dinheiro do Nobel. A Glória é muito mais importante  do que a Ética e  a Moral.

PS- Em 1960, deixando a presidência dos EUA, Eisenhower fez um discurso de menos de 5 minutos.

PS2- Textual: "Agora eu sei a razão do mundo ser dominado pelo complexo industrial militar".

PS3- Os jovens que lideraram os protestos de ontem, deixaram a ameaça-intimidação: "A partir de agora, só votaremos em  quem  assumir o compromisso de acabar com a indústria e o comércio das armas".

* Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa.
Matéria pode ser republicada com citação do autor