Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de abril de 2018

IHBDF: o descaso que gera mortes

Terça, 10 de abril de 2018
Do SindSaúde

SindSaúde teve acesso a um relatório em que o próprio IHBDF reconhece eminência de 'verdadeiro colapso' na unidade.
Nem mesmo os gestores de Rollemberg conseguem ignorar o caos instalado no Hospital de Base desde sua conversão em instituto. Um relatório assinado pelo diretor de Atenção à Saúde do IHB, ao qual o SindSaúde teve acesso com exclusividade, expõe a situação da maior unidade de Saúde do Distrito Federal e clama ao seu superior pela contratação de novos profissionais “a fim de que o Hospital não entre em verdadeiro colapso com a consequente situação irreversível de mortes de pacientes”. Ele cita ainda a falta de estrutura como uma das causas.

O relatório narra que o cenário é bem semelhante ao de uma guerra, gerando um efeito cascata em todos os setores.

De acordo com o documento, 107 leitos estão atualmente fechados por falta de recursos humanos e apenas metade das salas de cirurgia estão disponíveis, prejudicando especialidades como oncologia e neurocirurgia que são feitas somente no Base.
O relatório faz duras críticas à situação dos servidores que precisam se desdobrar para darem conta do recado. Nos setores de trauma e cardiologia, por exemplo, a proporção é de vinte a trinta pacientes por técnico de enfermagem, número cinco vezes maior do que o ideal.

"Existe o risco extremamente elevado de iatrogenias, de erros de medicação, de quedas, etc. Sem falar no desgaste extremo das equipes, com elevado número de afastamentos por stress ou agravos físicos.", afirma o relatório. Em outro trecho, o documento destaca possíveis mortes em função da sobrecarga de trabalho dos profissionais, com pagamento excessivo de horas extras e também de muitos afastamentos por esgotamento físico e mental.

Além de buscar solução junto à presidência do IHBDF, a quem o relatório é endereçado, o Complexo Regulador do Distrito Federal também teria sido procurado. O Ministério Público Federal (MPF) apura o caso.

"Rollemberg precisa desistir dessa sua ideia louca e parar de brincar com a vida das pessoas. Deixe a saúde seguir seu curso normal, sem interferência gananciosa de incompetentes!", critica a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Confira o documento na íntegra: