Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 12 de abril de 2018

#ocupaUnb. Estudantes da UnB ocupam reitoria da universidade

Quinta, 12 de abril de 2018

Nota do movimento de estudantes:

Hoje, dia 12 de abril de 2018, por volta das 14 horas, ocorreu a ocupação da reitoria da UnB (Universidade de Brasília), após o não cumprimento das exigências (audiência pública com MEC e reitoria) da ocupação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ocorrida na última terça (10/04). Realizamos então uma assembleia no Ceubinho com expressiva participação dos estudantes, juntamente com os terceirizados em que se decidiu ocupar a reitoria.

Devido a conjuntura, desde o ano passado, a reitoria da UnB vem aplicando medidas que atacam os trabalhadores terceirizados e os estudantes, especialmente os da assistência estudantil. Mesmo com árdua mobilização dos trabalhadores e estudantes desde o início do ano de 2017, com a formação de comissões e ações afim de impedir a aplicação dessas medidas de austeridade, faz-se necessário essa ocupação da reitoria.

Somos contra a precarização da UnB. Por isso lutamos e queremos garantir que ocorra uma audiência pública na UnB com participação dos estudantes e trabalhadores, entre MEC e a reitora Márcia Abrahão com a mediação do Ministério Público sobre as contas da universidade. Além disso, exigimos que não haja criminalização nem consequências institucionais dos estudantes e trabalhadores envolvidos na ocupação ou por motivos políticos relacionados ao movimento durante todo o processo, com um documento escrito assinado pela reitoria que garanta isso.

Nossas pautas são:

- Contra a demissão dos terceirizados

- Contra o aumento do RU

- Pela manutenção das bolsas da permanência estudantil, que afetam principalmente estudantes de baixa renda, negras e negros, indígenas e quilombolas

- Liberação pelo MEC dos editais de ingresso indígena e quilombola.

- Pela manutenção de todos os estágios remunerados

- Restabelecimento dos porteiros da noite

- Transparência nas contas da universidade

- Auditoria externa e independente dos contratos, especialmente dos serviços terceirizados.

- Liberação pelo MEC para uso da verba própria da UnB

- Pela revogação da emenda 95, do teto dos gastos

- Contra a privatização das universidades públicas no Brasil

- Solidariedade às outras ocupações e lutas que ocorrem nas universidades brasileiras