Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Preconceitos impedem que Marx e Engels sejam engrandecidos

Quinta, 26 de abril de 2018
Da Tribuna da Internet


Antonio Rocha
Como a Vida é plural, existem várias “dialéticas”, que nasceram” com os filósofos pré-socráticos, na antiga Grécia, Heidegger chamava-os de “Pensadores Originários”. Sidarta Gautama, o Buda, no século VI antes de Cristo, também era um dialético, e o Zen-Budismo tem uma vertente bem dialética. Marx optou pela Dialética Materialista; eu, na parte que me toca, recomendo a Dialética Espiritualista.Resultado de imagem para karl marx
Marx vem sofrendo uma campanha implacável
A partir dos governos que se auto-intitularam comunistas em função dos partidos de mesmo nome, ou parecido, que estavam nos poderes, Marx e Engels acabaram levando as culpas pelos desmandos que tais sistemas cometeram.
SUPERCAMPANHA – O Mundo, e principalmente o Ocidente, orquestrou uma campanha poderosíssima contra os dois filósofos e pensadores, seguindo a máxima de Goebbles: “mintam, mintam que alguma coisa fica”… Conclusão: hoje acho muito difícil que Marx e Engels sejam considerados como pessoas que tentaram transformar para melhor o planeta.
Crimes bárbaros foram cometidos em nome de Jesus ao longo dos séculos, mas Cristo não tem culpa se seus intérpretes, seguidores e afins que instalaram o terror em épocas que a História registrou.
Repito: é uma tarefa hercúlea tentar mostrar ângulos positivos de Marx e Engels, visto que os preconceitos já estão cimentados. Contudo, o Muro de Berlim um belo dia foi demolido…