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(Millôr Fernandes)

domingo, 22 de abril de 2018

Turismo no DF: Falta uma política eficaz

Domingo, 22 de abril de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Não há criatividade e diversidade no material de divulgação turística de Brasília, do Ministério do Turismo. O foco continua o tradicional, de mostrar a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, os monumentos. Foto: Roberto de Castro/Mtu

Engana-se quem pensa que lá fora não há interesse por visitar Brasília. A Capital Federal aparece, no prêmio Travellers’ Choice 2018, em 2º lugar na categoria “destinos em alta na América do Sul”.

Por
Chico Sant’Anna
Decididamente, as autoridades não dão muita bola para incentivar o turismo em Brasília. Nem mesmo o 58º aniversário da cidade é motivo para uma estratégia diferenciada, federal ou do GDF, para atrair turistas e, consequentemente, gerar mais emprego e renda na capital, que convive com 300 mil desempregados. Em 2017, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil mais de US$ 6 bilhões, mas esta quantia poderia ser maior, se houvesse uma política eficaz de atrair turistas. Potencialidades como a Capital Federal, Patrimônio Histórico da Humanidade, são mal aproveitadas. Prova disso é o recém-lançado serviço MTur Destinos. Um banco de fotos criado pelo Ministério do Turismo. Ao todo, são quase seis mil fotos de 169 destinos em todo o país, mas Brasília ficou na vala comum.

As fotos são belas, bem feitas, mas são poucas e são mais do mesmo. Enquanto a cidade de São Paulo foi contemplada com mais de 400 fotos, as 55 fotos da aniversariante Brasília se limitam a Palácios, Arquitetura de Niemeyer, aquela receita já conhecida. Falta material que atraia o turista para apreciar uma Brasília diferente, que vá além de seus monumentos.