Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Conflito agrário a meia hora do Palácio do Planalto

Quinta, 17 de maio de 2018


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Jagunços armados e tocaram fogo em tudo que viam pela frente no assentamento Tamanduá 2: moradias, motos, carros, agrediram trabalhadores, espantaram os animais.

Por Chico Sant’Anna

Derrubada de barracos, motos e carros incendiados, animais mortos, trabalhadores rurais espancados e roubados por jagunços. Este cenário não é nos rincões da Amazônia ou em terras remotas do Centro-Oeste. Tudo isso acontece na Colônia Agrícola Aguilhada, região rural de São Sebastião, a menos de meia hora da Praça dos Três Poderes.


Em 2013, o GDF baixou decreto que abria a possibilidade de regularização dos terrenos antigos e criação de dois assentamentos, para 100 famílias cada. Cada família teria direito, em média, a dois hectares de terra. Esses assentamentos convivem com outras propriedades rurais de maior tamanho. No local ainda existia um projeto de reflorestamento com pinus, para a produção de madeira e celulose, da Proflora. Estatal extinta no governo Cristovam Buarque, na década de 1990. É justamente nesta área que se verifica o conflito desde março deste ano.