Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Depois de precarizar, Secretaria de Saúde recebe possível sugestão para terceirizar Pediatria do Gama

Segunda, 14 de maio de 2018
Do SindSaúde
Imagen: Peter Neylon

Depois de causar o caos na Pediatria do Hospital Regional do Gama, eis que surge o real motivo para o desmonte. Coincidentemente, logo após o desmantelo e precarização no atendimento infantil na região, a Secretaria de Saúde recebeu na última quinta-feira (10), uma espécie de carta do escritório de advocacia que representa a empresa Intensicare, aquela mesma terceirizada que gerencia o Hospital de Santa Maria.

Num documento de 82 páginas (CLIQUE AQUI E ACESSE), a empresa critica a Secretaria de Saúde por usar “suposta” determinação judicial. No caso, a decisão seria para convocar concursados, com objetivo de administrar os leitos de UTI de Santa Maria, e assim, dispensando posteriormente os serviços terceirizados.

A Intersicare acaba usando algumas teses de tribunais de contas que referendariam a terceirização dos serviços de UTI na saúde pública do DF. Até aí, o escritório de advocacia usa uma postura meio ríspida “contra” a secretaria.

Porém, logo à frente, faz uma menção, no mínimo, suspeita. Citou o problema do fechamento da Pediatria no Hospital Regional do Gama, foco de várias denúncias do SindSaúde, inclusive. A ideia que se tem não é outra senão acreditar que há um jogo de cartas marcadas para terceirizar o atendimento infantil no HRG.

“Era obvio o desejo macabro desse governador de precarizar para terceirizar. É um jogo ensaiado de interesses escusos. E nisso, crianças morrem por falta de atendimento. É uma gestão que já se mostrou incompetente para gerenciar e terceirizar prova mais uma vez essa inércia”, avalia a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.