Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de maio de 2018

MPDFT apresenta ação de improbidade administrativa contra delegados e agente de polícia por favorecer os presos José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e Marcos Valério

Terça, 17 de maio de 2018
Do MPDF
Eles são acusados de favorecer presos envolvidos no esquema do mensalão
O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP/MPDFT) ajuizou ação de improbidade administrativa contra três delegados e um agente da Polícia Civil do DF. João Helder Ramos Feitosa, Marcory Geraldo Mohn, Elivaldo Ferreira de Melo e Wilton Borges de Sousa serão processados por facilitarem comodidades a presos que cumpriam pena no sistema penitenciário do Distrito Federal, condenados no processo conhecido como mensalão.
Segundo a ação, José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e Marcos Valério Fernandes de Souza tiveram benefícios viabilizados pelos policiais que atuavam na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), em 2014. O MPDFT argumenta que os atos de improbidade administrativa foram praticados em razão e com prevalência dos cargos nos quais os requeridos se encontravam investidos e “voltaram-se justamente contra a imparcialidade, a manutenção da ordem pública e os valores morais e sociais que os agentes públicos têm por obrigação legal e institucional preservar”.
Se condenados, os policiais poderão perder os cargos públicos, ter direitos políticos suspensos por até cinco anos, ter que pagar multa de até cem vezes o valor da remuneração, além de ser proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios.
Veja a íntegra ação aqui.