Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de maio de 2018

Obras da adutora de água tratada em Santa Maria estão 70% executadas

Terça, 1º de maio de 2018

Parte do Sistema Produtor Corumbá, intervenções na região administrativa do DF foram vistoriadas pelo governador Rodrigo Rollemberg na manhã desta segunda (30)

SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Mais de 70% das obras da adutora de água tratada do Sistema Produtor Corumbá, em Santa Maria (DF), estão prontos. As intervenções foram vistoriadas na manhã desta segunda-feira (30) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O governador Rollemberg, acompanhado do presidente da Caesb, Maurício Luduvice, vistoriou as obras da adutora de água tratada em Santa Maria, que é parte do Sistema Produtor de Corumbá. Foto
O governador Rollemberg, acompanhado do presidente da Caesb, Maurício Luduvice, vistoriou as obras da adutora de água tratada em Santa Maria,parte do Sistema Produtor Corumbá. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
“Essa é uma obra estruturante, a maior em curso no Brasil de captação e tratamento de água, e está de vento em popa”, destacou o governador.

A vazão prevista inicialmente é de 1,4 mil litros por segundo, que poderá chegar a 2,8 mil litros por segundo para o Distrito Federal e a mesma quantidade de água para Goiás. “Com isso vamos dar tranquilidade para toda a população de Brasília no que se refere ao abastecimento”, acrescentou Rollemberg.

A adutora terá 13 quilômetros de comprimento, com tubulações soldadas em aço com 1,3 mil milímetros de diâmetro.



De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice, a obra permitirá trazer a água processada na estação de tratamento de água em Valparaíso (GO) para o sistema de reservatórios existente em Santa Maria (DF).

Até agora, segundo a Caesb, já foram instalados cerca de 9 mil metros de tubulações.

O custo da obra é estimado em R$ 40,8 milhões, com recursos do governo de Brasília.

O que são as obras do Sistema Produtor Corumbá
As obras do Sistema Produtor Corumbá são fruto de consórcio entre DF e Goiás. Além da adutora de água tratada, cabe à Caesb a construção da Estação de Tratamento de Água, em Valparaíso (GO), e de 15,3 quilômetros de adutora de água bruta.

Os 12,7 quilômetros restantes de adutora, a captação e a estação de bombeamento, em Luziânia (GO), são de responsabilidade da Saneamento de Goiás S.A. (Saneago).

As regiões administrativas do DF que vão receber a água serão Gama e Santa Maria, em um primeiro momento; depois, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo. Quatro municípios goianos do Entorno fecham a lista: Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.