Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 22 de maio de 2018

Professora de Sobradinho é mais uma vítima da falta de segurança nas proximidades de escolas públicas; haverá manifestação dia 25/5 exigindo do governo do DF mais segurança na região

Terça, 22 de maio de 2018
A insegurança que cerca as escolas públicas do Distrito Federal fez mais uma vítima. Durante a manhã da última quarta-feira (16) uma professora do Centro de Ensino Especial de Sobradinho foi vítima de sequestro relâmpago após ser surpreendida por bandidos no momento que chegava à escola. Segundo a professora Eliete Sadi Barbosa, dois criminosos a abordaram e a obrigaram a entrar no carro. “Mandaram ficar quieta e me levaram para a altura da Torre de TV Digital. Antes de me deixarem, pegaram meu celular, relógio, dinheiro, levaram meu carro e ainda disseram que a culpa deles estarem praticando aquele crime era minha, que não tinha ensinado direito”, lamenta Eliete. “Tudo isto é a ausência de uma segurança pública de qualidade. É um descaso tremendo com a população de bem”.
Infelizmente, a falta de segurança é uma realidade para professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e para a comunidade escolar. Desde o ano de 2007, quando o governo Arruda reduziu o efetivo policial e mudou o formato do Batalhão Escolar, casos de assaltos, agressões, tráfico de drogas, sequestros relâmpago e outros crimes aumentaram nos arredores de escolas públicas do DF, gerando medo e insegurança por parte da comunidade em geral.
O Sinpro entende que a falta de segurança nas escolas não é pontual e sim recorrente em várias cidades do DF, e combatê-la requer policiamento e uma política de prevenção junto à comunidade escolar. A luta por mais segurança no ambiente escolar é uma das reivindicações que o sindicato tem feito e mesmo com vários casos de violência, professores, alunos e a comunidade sofrem com a insegurança e a falta de providências das autoridades.

Para o diretor do Sinpro Yuri Soares, o governo de Rollemberg não investe em segurança e o resultado é o aumento da criminalidade em todo o Distrito Federal e nos arredores das escolas públicas. “O aumento da violência é reflexo da falta de investimento e da falta de gestão na política de segurança pública pelo atual governo do DF. Para superar este cenário é preciso mais investimento, mais equipes de policiais e reforço do Batalhão Escolar para que este efetivo possa estar presente nas escolas, levando mais segurança para professores, pais e estudantes. Outro ponto importante é a necessidade de investimento do GDF em uma iluminação pública adequada, na contratação de seguranças e no corte do mato próximo às escolas”, ressalta Yuri Soares.
A comunidade escolar fará uma manifestação na próxima sexta-feira (25), às 8h30, na entrada da própria escola, reivindicando do Governo do DF mais segurança na região.
Fonte: Sinpro/DF