Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 19 de maio de 2018

SAÚDE E BEM-ESTAR 20: PARA COMER [II] – COCO

Sábado, 19 de maio de 2018
Por
Aldemario Araujo

SAÚDE E BEM-ESTAR

50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em: http://www.aldemario.adv.br/saude.htm

20 PARA COMER II – COCO

Foi consignado, no escrito anterior, que o melhor alimento do mundo para os seres humano é o leite materno. Logo depois, em segundo lugar, aparece o ovo. O terceiro posto, conforme uma quantidade enorme de registros nas áreas médicas e de nutrição, pertence ao coco.

São várias as formas de consumo do coco. Eis as principais: a) fresco ou seco; b) óleo; c) açúcar; d) leite; e) água e f) farinha.

A polpa branca do coco é rica em flavonóides. Esses compostos químicos: a) combatem doenças cardíacas; b) possuem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória; c) atuam no fígado; d) contribuem para a síntese de enzimas; e) estimulam a imunidade; f) apresentam forte propriedade antioxidante e g) reduzem o risco de câncer.

O óleo é considerado muito saudável. Entre outros benefícios, o óleo: a) fortalece o sistema imunológico; b) melhora o funcionamento da tiroide e c) diminui a fadiga. Por ser bastante estável, composto por 90% de gordura saturada, não se altera quimicamente quando submetido a elevadas temperaturas. Assim, são inúmeros os indicativos de que o óleo de coco deve substituir os óleos vegetais hidrogenados. Manteiga, óleo de palma, óleo de coco e azeite de oliva são apontados como as melhores opções para cozinhar e assar. Ressalva-se que o azeite de oliva deve ser usado para menores temperaturas de cozimento por ser moderadamente estável. Em temperaturas acima de 24 graus celsius o óleo de coco apresenta-se em estado líquido (óleo). Já em temperaturas menores que 24 graus celsius ele fica sólido (“gordura”). O estado físico (líquido ou sólido) não altera as propriedades como alimento.

O açúcar é extraído dos fluidos das flores do coqueiro. É considerado, por muitos, o mais saudável adoçante natural. Apresenta baixo índice glicêmico e é rico em inúmeras vitaminas.

O leite de coco: a) contém diversas vitaminas e sais minerais; b) estimula o sistema imunológico; c) funciona como uma excelente alternativa para todos os que são intolerantes à lactose e d) é rico em ácido láurico (dotado de propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas).

A água também é rica em vitaminas, vários sais minerais (potássio, magnésio e cálcio, principalmente) e aminoácidos. A rica composição da água de coco: a) combate doenças cardíacas, câncer e aterosclerose; b) favorece o sistema imunológico; c) melhora o trânsito intestinal; d) beneficia a função renal e e) ajuda a normalizar os níveis de glicose no sangue. Consta que durante a Segunda Guerra Mundial chegou a ser administrada na veia de soldados na falta de soro.

A farinha é produzida a partir da casca e da polpa do coco. Assim, não contém glúten e é rica em fibras. Pode substituir de forma mais saudável as farinhas de trigo, milho ou centeio. Possui, ainda, o poder de “limpar” as toxinas presentes no organismo. Um interessante efeito da farinha de coco é a produção de uma maior sensação de saciedade.

O coco possui altas concentrações de ácidos graxos de cadeia média (ácidos mirístico, cáprico, caprílico, capróico, láurico, palmítico, oleico, palmitoleico, linoleico e esteárico). Esses triglicerídios não se acumulam no organismo em forma de gordura. Eles são utilizados energeticamente no fígado. Apresentam funções termogênicas e favorecem o emagrecimento.

É possível identificar várias críticas ao consumo do coco, especialmente seu óleo. Tudo indica que essas resistências não procedem porque fundadas no mito do aumento dos níveis de colesterol em razão do consumo de gorduras. No caso do coco seriam os ácidos graxos (gorduras saturadas). Entretanto, como foi dito, o processamento dos ácidos graxos do coco não gera malefícios.

Confira os seguintes vídeos sobre coco na alimentação: