Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de maio de 2018

Vídeo independente candango ganha catálogo

Terça, 1º de maio de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Mais de cem obras videográficas realizadas no Distrito Federal nas últimas quatro décadas, com suas fichas técnicas, estarão nesse que é o primeiro catalogo digital do vídeo independente de Brasília. 

Por Chico Sant’Anna
A trajetória da produção independente de vídeos no Distrito Federal, ao longo dos últimos 35 anos, é objeto de um catalogo, publicado em DVD-ROM. São mais de mais de cem obras realizadas ao largo de quase quatro décadas, com suas fichas técnicas e que foram reunidas com o olhar da diversidade e da representatividade.

35 Anos de Vídeo Independente de Brasília é um banco de dados gravado em disco, com suas limitações de processamento em computadores e também como mídia em extinção, o DVD; sobretudo pelo minúsculo espaço, diante da grandeza dos formatos de arquivos e da proporção que alcança o universo do audiovisual local.

é o resultado de uma pesquisa que tem por objetivo apresentar a produção em vídeo feita por realizadores da capital, Brasília.

“Buscamos incluir as obras pioneiras, resgatadas com dificuldade, durante mais de vinte anos, a partir de fitas dos mais diferentes formatos e estados de conservação. São trabalhos únicos e históricos. Diversas obras precisaram passar por repetidas fases de digitalização e exigiram cuidados de restauração, por vezes demorados e exaustivos. O esforço de resgate histórico foi recompensado. É nossa memória que agradece” – afirma Moacir Macedo, um dos responsáveis pela iniciativa.


O catálogo também abriga trabalhos recentes, de jovens estudantes e produtores independentes da Capital Federal; gravados já com tecnologia e suporte digital. São centenas de obras; o que nos exigiu um trabalho de seleção e atenção.