Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 2 de junho de 2018

Mateus esperou por cirurgia, foi transferido, mas morreu no ICDF

Sábado, 2 de junho de 2018
Símbolo de uma campanha encabeçada pelo Metrópoles, recém-nascido perdeu a batalha pela vida na tarde dessa sexta-feira (1º/6)

Do Metrópoles
Por Márcia Delgado


Cinco dias após ser transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), porém antes de ser operado, o pequeno Mateus perdeu a batalha pela vida. Segundo a mãe, Larissa Ferreira da Silva, 21 anos, o recém-nascido morreu em seus braços, por volta das 14h30 dessa sexta-feira (1º/6). “Foi um guerreiro”, disse.

O bebê ficou internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) desde quando nasceu, com uma malformação cardíaca, em 17 de maio. O local não oferecia condições adequadas para o tratamento. Apesar de duas decisões judiciais, a família não conseguia a transferência do pequeno para o ICDF, referência em cirurgias cardíacas.

Após o caso ser mostrado pelo Metrópoles e duas semanas de angústia, a Secretaria de Saúde transferiu o recém-nascido na madrugada do dia 28 de maio para o ICDF. Mas o seu estado já era considerado gravíssimo. Os rins não funcionavam.

Mesmo assim, o menino lutou bravamente e chegou a ter uma pequena melhora no Instituto de Cardiologia. “Talvez se tivesse vindo antes pudesse ter feito um catéter para aliviar o coração. Mas não adianta culpar ninguém”, resigna-se a mãe.

Metrópoles estampou o drama de Mateus em painel retirado pelo GDF

Em meio à dor, ela disse que se sente um pouco de alívio ao saber que fez tudo o que pôde para salvar a vida do seu caçulinha — Larissa tem um filho mais velho, de 2 anos. O Metrópoles contou o drama de Mateus no site e também em um painel publicitário no Setor Bancário Sul que, neste sábado (2), foi alvo de uma operação da Agência de Fiscalização do DF (Agefis).

Em pleno fim de semana pós-feriado, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) usou a máquina do Estado para remover não só o painel do Metrópoles como outras peças que há anos estão instaladas nos setores comerciais e bancários Sul e Norte – no coração de Brasília – e contam com a autorização do poder público. A censura foi repudiada por diversas autoridades.

Veja a repercussão: 

“Somos contra qualquer tentativa de censura à liberdade jornalística e de expressão. Especialmente as realizadas por meio de ações judiciais como neste caso. Por isso, o Metrópoles tem todo o apoio da Fenaj.”
Antônio Paulo Santos, integrante da diretoria-executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

“Acabamos de realizar na OAB-DF um seminário sobre liberdade de imprensa. E a entendemos como um direito fundamental de uma sociedade democrática. Qualquer ataque a esse direito é um ataque à democracia.”
Juliano Costa Couto, presidente da OAB-DF

“A Agefis atua como se fosse um braço repressor do GDF. É um absurdo inadmissível contra a democracia.”
Paulo Miranda, fundador e diretor administrativo e financeiro da TV Comunitária de Brasília (canal 12 na NET)