Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Mesa da Câmara dos Deputados recusa retirada do requerimento de criação da CPI da Lava Jato

Quinta, 21 de junho de 2018
Da Agência Câmara Notícias
A Mesa da Câmara rejeitou pedido assinado por 78 deputados que pediam a retirada do requerimento de criação da chamada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Jato, proposta pelo líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS). Sendo assim, continua valendo o requerimento de criação da CPI, atualmente em análise na Mesa.

Conforme a decisão da Mesa, o pedido dos deputados foi rejeitado por não ter atingido o número mínimo de signatários, que seria 96. Apenas 78 deputados assinaram o pedido de retirada do requerimento de criação da CPI.
Conforme o Regimento Interno da Câmara, para desistir um requerimento, metade mais um dos signatários precisa assinar outro requerimento pedindo a retirada. O requerimento de criação da CPI tem 190 assinaturas, sendo necessárias 96 para a sua retirada.
Os signatários do pedido de retirada (que foi rejeitado) se justificaram dizendo que havia insinuações na imprensa de que o objetivo da CPI seria “enfraquecer, desestruturar ou mesmo acabar com as investigações no âmbito da Operação Lava Jato”. Segundo eles, “não pode a Operação Lava Jato, iniciada no âmbito do Poder Judiciário, ser interrompida por qualquer ato do Legislativo”, por isso.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: