Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de junho de 2018

MPF lança campanha publicitária do projeto Amazônia Protege

Terça, 12 de junho de 2018
Do MPF
Com peças para todas as mídias, instituição busca agora parcerias para veiculação gratuita da campanha, que explica como o MPF está atuando para combater o desmatamento ilegal
MPF lança campanha publicitária do projeto Amazônia Protege
Lançado em novembro do ano passado, o projeto Amazônia Protege, do Ministério Público Federal (MPF), é uma forma inovadora de combater o desmatamento ilegal da floresta amazônica. A iniciativa utiliza imagens de satélite e informações de dados públicos para identificar quem desmata ilegalmente áreas com tamanho igual ou superior a 60 hectares e instaurar ações judiciais contra os responsáveis. Para divulgar o projeto e envolver a população na defesa do meio ambiente, uma campanha publicitária com linguagem leve, simples e objetiva foi lançada na última semana.

Por meio de vídeos, spot de rádio, cartazes, anúncios para mídia impressa e peças para internet e redes sociais, o MPF alerta a sociedade: “quem desmata a Amazônia pode até tentar, mas não vai conseguir se esconder”. O público também ficará sabendo como acompanhar os números do projeto e se prevenir da compra de áreas ilegais. A campanha foi produzida pela agência Fields 360 sob coordenação da Secretaria de Comunicação Social do Ministério Público Federal.
Todas as peças publicitárias estão disponíveis na internet para acesso e divulgação por qualquer cidadão. Além disso, o MPF busca parcerias com empresas de comunicação para a veiculação gratuita da campanha, visando o interesse público e a defesa da floresta. “É preciso conquistar as pessoas para a causa ambiental. Se não fizermos isso agora, estaremos comprometendo as próximas gerações e a saúde do planeta”, ressaltou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no lançamento da segunda fase do Amazônia Protege.
Conceito criativo – A campanha foi idealizada para mostrar o que o MPF está fazendo para combater o desmatamento ilegal na região Amazônica. Na animação em 3D, que possui 30 segundos, uma floresta é apresentada por imagem aérea – mostrando como é vantajoso observar de cima para identificar qualquer tipo de exploração ilegal. Para a produção de outro filme da campanha, um videocase, foi montada em áreas de grande circulação, como o aeroporto e um grande shopping de Brasília, uma instalação e um equipamento que tira foto das pessoas de cima, simulando a forma como o Amazônia Protege está fiscalizando a floresta. Câmeras escondidas filmaram a interação e a reação das pessoas. O vídeo apresenta o caso e mostra como o MPF está trabalhando na região.
A campanha também possui peças para redes sociais, anúncios para mídia impressa e cartazes para serem fixados em agências bancárias, postos de saúde, lotéricas, etc. “A conscientização e a participação da sociedade é de suma importância para o sucesso do projeto e para o combate ao desmatamento na Amazônia”, afirma o subprocurador-geral da República Nívio de Freitas, coordenador do Amazônia Protege e da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR).
Para mais informações sobre a campanha acesse www.amazoniaprotege.mpf.mp.br/campanha. Para conhecer as formas de parceria, entre em contato com a Secretaria de Comunicação Social do MPF pelo telefone (61) 3105-5939 ou pelo e-mail PGR-publicidade@mpf.mp.br.