Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de junho de 2018

Sindsaúde busca apoio da CLDF para derrubar "Portaria da Fome"

Terça, 12 de junho de 2018
Do SindSaúde
Na tarde do ontem (11), os diretores do SindSaúde entregaram representação no Colégio de Líderes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), requerendo daquela Casa apoio político para reverter mais uma decisão desastrada do governo Rollemberg, praticada através da Portaria 501/2018, que cria o ‘turno da fome’, negando refeição aos servidores plantonistas, acompanhantes de pacientes e da saúde mental, atendidos nos CAPS (clique e veja o documento).
A iniciativa foi motivada pela intensa revolta dos servidores com as novas regras. Todos os líderes presentes na reunião apoiaram e engrossaram o coro de incredulidade e críticas contra a decisão. 

Um dos articuladores do encontro, o deputado Wellington Luiz, mostrou mais uma vez todo o respeito e afinidade com as causas dos servidores da saúde ao declarar que "essa Casa não irá se omitir em cobrar do governo a revisão desse ato que pode ser um dos mais cruéis do governo, subjugando pacientes, servidores e acompanhantes à condição desumana do abandono. Esse é um ato de covardia!", bradou o deputado.

O diretor do SindSaúde Marcos Rogério destacou a importância do fornecimento do alimento, já que o plantonista não pode se ausentar para fora do estabelecimento para comer. Ressaltou ainda que vê com muita preocupação o retrocesso galopante dos direitos dos trabalhadores, sendo usurpado de forma continuada por Rollemberg e sua turma.

"A luta para que todos os servidores tivessem acesso ao refeitório para se alimentarem juntos, foi longa e árdua. Mas as barreiras foram vencidas", lembra o diretor Vander Borges.

Na última semana, diretores do SindSaúde percorreram as regionais para verificarem o quadro real enfrentado pelos servidores. Alguns vídeos foram produzidos, mostrando a revolta pela situação constrangedora imposta aos plantonistas. 

As mídias estão "bombando" nas redes sociais (veja aqui e aqui). Isso significa enfrentamento. O SindSaúde e a categoria não irão aceitar isso passivamente. "Iremos buscar os meios de controle e de proteção dos direitos dos trabalhadores e da dignidade humana para garantir o que conquistamos", assevera Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

No final da reunião, ficou acertado entre os membros do SindSaúde e os parlamentares que a CLDF iria convidar o secretario de saúde, Humberto Fonseca, para explicar a sua decisão estapafúrdia. Caso o mesmo se recuse ou protele a atender o convite, será protocolada uma convocação ao mesmo. Veja vídeo abaixo.

Enquanto acompanhamos esses desdobramentos, estamos agindo em outras esferas administrativas e judiciais a fim de garantir a derrubada da "Portaria da Fome ".