Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Conselho de Saúde —com o apoio de moradores de Santa Maria —decide que a Secretaria de Saúde não retire o aparelho de Raios X do Centro de Saúde 1

Quinta, 5 de julho de 2018

A Secretaria da Saúde quer arrancar o aparelho de Raios X do Centro de Saúde 01, no Setor Sul de Santa Maria. Emitiu até ordem de serviço neste sentido.

Acontece que, em reunião que terminou agora à tarde (do dia 5/7), por maioria de votos o Conselho Regional de Saúde de Santa Maria decidiu que o aparelho deve permanecer naquele centro de saúde.

O Conselho é formado por representantes de três segmentos: gestores, trabalhadores, usuários.

Os representantes dos trabalhadores e dos usuários votaram unânime pela permanência do aparelho de Raios X no Centro de Saúde 1. Já os representantes dos gestores, se abstiveram. Ainda bem que tiveram algum bom senso e não votaram contra o povo de Santa Maria.

O Conselho reconheceu que o aparelho de  Raios X  é um patrimônio da comunidade e não pode sair de lá sem aprovação expressa dessa comunidade.

O documento com a decisão de hoje será entregue aos gestores da Secretaria de Saúde. Caso o secretário Humberto Fonseca insista em retirar o aparelho do Centro de Saúde 1, o Conselho deverá  entrar com uma representação junto ao Ministério Público do DF.

Conselheiros e moradores chegaram a apontar na reunião que seria um absurdo se retirar o aparelho do Centro de Saúde 1, ainda mais que existem na rede nove aparelhos de Raios X engavetados. Um desses nove aparelhos encaixotados deveria era ser instalado no Centro de Saúde 2, que fica no Setor Norte de Santa Maria. Aí, uma sala foi preparada especialmente para a instalação de Raios X, mas está servindo apenas de depósito.

Pode uma coisa dessa, Rodrigo?

Determine instalar Raios X nesta sala subutilizada, Rollemberg.

Espera-se que, desta vez, o secretário de saúde do DF não venha com gracinhas (sem graças) como tratou o Conselho Regional de Saúde do Gama, quando em 19 de julho do ano passado foi decidido que o Centro Obstétrico do HRG não fecharia. Naquela oportunidade, mas já no dia 20 de julho, em visita ao HRSM (Santa Maria) ele declarou que a reunião dos conselheiros e do povo do Gama foi"um panelaço geral", coisa de "paneleiros". Espera-se, ainda, que decisões do Conselho de Santa Maria sejam de fato respeitadas. Pois, como os conselheiros de saúde e moradores do Gama, os conselheiros e o povo de Santa Maria não são "paneleiros".

E dá-lhe, Santa Maria!!!