Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 11 de julho de 2018

MPDFT ajuíza ação de inconstitucionalidade contra lei que cria “Estatuto da Família”

Quarta, 11 de julho de 2018
Do MPDF
O MPDFT ajuizou, nesta terça-feira, 10 de julho, ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a Lei 6.160/2018, que estabelece uma espécie de “Estatuto da Família” para o Distrito Federal. Ao instituir as diretrizes para implantação da Política Pública de Valorização da Família no Distrito Federal, a norma definiu família como a "a união entre um homem e uma mulher", o que exclui outros arranjos familiares, como casais LGBT.

Para o MPDFT, a lei fere os princípios constitucionais da isonomia, da igualdade, da dignidade da pessoa humana, da liberdade individual, da proibição de discriminação, e da vedação ao retrocesso, além de contrariar tratados de direitos humanos assinados pelo país. Além disso, o MPDFT aponta que a lei, de autoria de um parlamentar, invade a competência privativa da União para dispor sobre as normas gerais de direito civil e do governador do Distrito Federal para definir atribuições das Secretarias de Estado do Distrito Federal. “Impedir que casais homoafetivos participem da execução de políticas públicas relativas às famílias evidencia o retrocesso no reconhecimento aos direitos à moradia, a alimentos, a benefícios previdenciários e tantos outros já garantidos pelo Estado”, argumenta o Ministério Público na ação.

No início deste mês, a Câmara Legislativa derrubou o veto do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e promulgou a lei. Em 2015, o governador vetou na íntegra o projeto, proposto pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso no mesmo ano.

A ADI foi protocolada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) com pedido de liminar, ou seja, com a solicitação da suspensão imediata da lei até o julgamento definitivo de sua inconstitucionalidade. 

===========