Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de agosto de 2018

A gangorra dos presidenciáveis sem votos

Terça, 21 de agosto de 2018
Da coluna de
Helio Fernandes*

Ia escrever dança, mas preferi gangorra, é mais compreensível. Sobe e desce de acordo com as circunstancias. Nada incisivo, elucidativo, conclusivo. Mas como será assim pelo menos até 7 de outubro,
examinemos a gangorra até hoje.

Ciro Gomes e Dona Marina, subiram visivelmente.

Ele teve a coragem, o discernimento e a competência de tratar de um assunto considerado intocável: as dividas de 63 milhões de pessoas. Mas teve o bom senso de localizar: esta afirmação vale para as dividas existentes até hoje. Senão tem gente que vai começar a se "endividar". Isso não é generosidade e sim investimento. Impossível saber no momento, o total que o Ciro garante zerar.

Mas os que se julgam adversários, contestaram , perguntando logo, "de onde vem o dinheiro". È lógico que Ciro não respondeu. Mas será uma soma enorme de dinheiro, jogado na circulação. E 63 milhões de brasileiros devolvidos ao consumo obrigatório.

E o segundo fator que fez Ciro Gomes subir pessoal e eleitoralmente, e não ha dinheiro que compre ou pague. Uma foto ao lado de Caetano Veloso, e a afirmação do genial personagem: "Meu voto irá para o Ciro, que conheço desde 1988". Quem pode revelar um apoio com essa importância, gabarito, repercussão e independência?

Dona Marina também cresceu e igualmente por vários motivos. Pela seriedade, lealdade, credibilidade. O que produziu a solidariedade de 20 milhões de eleitores,que tudo indica, terão Dona Marina novamente como candidata levando-a para o segundo turno.

O outro fator, lamentável, mas ela foi provocada pelo tênue e melifluamente alfabetizado, Jair Bolsonaro. Provocada e insultada, respondeu com grandeza e bravura, humilhando-o como ninguém fez até agora, só ele mesmo, numa autodestruição. Acreditando, como dizem Acólitos, que vai certo para o segundo turno, ficou assustado, principalmente com o crescimento dela, resolveu combatê-la.

Um desastre, tripudiado, humilhado, execrado como merece. E a repercussão foi tremenda, até adversários, a favor dela, contra ele. Bolsonaro, aconselhado, tenta explicar o inexplicável, principalmente para ele.

PS- Os outros candidatos são os outros. Precisam crescer muito para alcançar os citados aqui.

PS2- Alguns podem perguntar: "E o Alckmin, que é considerado favorito?”Até pode ser, para os que levam em consideração os 5 minutos do horário eleitoral, e o apoio do centrão.

PS3- Já respondi ha tempos: 5 minutos para Lacerda e Brizola, quase a vitoria. Lembrar também os 4 segundos do Enéas, que com isso se tornou nome nacional.

PS4- E com o centrão, o "picolé de xuxu" recebeu 32 indiciados. Que ele tenta explicar, textualmente: "São 35 partidos, temos que negociar com todos, antes que os outros negociem"

*Matéria pode ser republicada com citação do autor.
Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa