Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 5 de agosto de 2018

Pacientes do DF viram reféns do jogo de empurra entre hospitais e UBSs

Domingo, 5 de agosto de 2018
População sofre com falta de orientação sobre assistência em hospitais regionais e unidades básicas. O que os candidatos ao GDF têm a dizer?

Do Metrópoles
DOUGLAS CARVALHO

Há dois anos, o GDF iniciou um projeto de remodelação no sistema de atendimento na saúde pública local. O objetivo, segundo o governo, era desafogar a demanda nos hospitais regionais. Para isso, foi determinado que a atenção primária seria feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entretanto, na avaliação de pacientes e servidores, a estratégia agravou os problemas existentes e criou outros.

Por falhas na orientação, doentes padecem todos os dias nas diferentes regiões administrativas, sem saber a qual instituição recorrer em cada situação. Devido a esse impasse, a população se vê em um jogo de empurra entre os hospitais regionais e as UBSs.

O Metrópoles percorreu quatro desses locais – antes denominados centros de saúde – em Taguatinga, Ceilândia, Gama e Sobradinho. Neles, encontrou pacientes confusos sobre as mudanças no atendimento. Houve quem tivesse peregrinado por quatro hospitais regionais para conseguir atendimento e quem chegasse ao nono mês de gestação sem acompanhamento pré-natal adequado.

Leia a íntegra em
https://www.metropoles.com/distrito-federal/saude-df/desinformacao-sobre-atendimento-em-ubss-no-df-confunde-pacientes
==========
Comentário do Gama Livre: A melhor frase que representa esse jogo de empurra, e que está fazendo sucesso pelo menos nos grupos de WhatsApp é: "Paciente ping pong".

Tomara que a cortada definitiva nos responsáveis por esse ping pong venha em outubro.