Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Polícia Civil apura tráfico de influência no governo do DF; entre os alvos da operação estão o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, e Marcello Nóbrega, assessor especial da Casa Civil do GDF

Terça, 7 de agosto de 2018
Polícia Civil apura tráfico de influência no governo do DF
Do Jornal de Brasília

A Operação 12:26 cumpre 15 mandados de busca e apreensão na Casa Civil, na Administração Regional do Lago Norte e no escritório do Shopping Iguatemi, em São Paulo

A Polícia Civil abriu nesta terça-feira (7) uma operação contra tráfico de influência e advocacia administrativa dentro do Governo do Distrito Federal. A Operação 12:26 cumpre 15 mandados de busca e apreensão na Casa Civil, na Administração Regional do Lago Norte e no escritório do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

São apuradas irregularidades envolvendo pagamentos de dívidas ao hospital Home, mudança de destinação de uma área no Lago Norte para a construção do complexo de compras, além de fraudes em contratos da Casa Civil.

Um dos alvos da operação é o assessor especial da Casa Civil, Marcello Nóbrega. Ele era subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde quando as investigações começaram. Nóbrega também foi citado na CPI da Saúde, em 2015.

Leonardo Rocha, irmão do chefe de Gabinete da Casa Civil, Guilherme Rocha de Almeida Abreu, e o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann também são investigados.

A polícia ainda mira o ex-assessor do distrital Rodrigo Delmasso (PRB), Luiz Fernando Messina, e o funcionário do gabinete Hermano Gonçalves de Souza Carvalho. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acompanha as buscas, que foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal de Brasília.

O nome da operação é uma referência ao provérbio do Antigo Testamento 12:26: “O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se”.