Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Temer veta reajuste no piso de agentes de saúde

Quarta, 15 de agosto de 2018

Do http://outraspalavras.net/outrasaude

Cerca de 400 mil ACS e ACE vão continuar com o salário congelado em R$ 1.014.
15 de agosto de 2018

TEMER VETA REAJUSTE NO PISO DE AGENTES DE SAÚDE
A notícia veio ontem no fim do dia em grupos de whatsapp (trazida por representantes da categoria que acompanhavam a situação em Brasília), e possivelmente soterra a última possibilidade de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias conseguirem um aumento ainda este ano. Volta e meia a gente fala aqui sobre a articulação deles pela aprovação de um reajuste no seu piso salarial. Eles estavam com esse problema desde 2014, quando o piso foi aprovado, mas o reajuste foi vetado por Dilma. Ou seja, já são quatro anos com o salário (R$ 1.014) estagnado. Com uma imensa e influente força de trabalho – são cerca de 400 mil pessoas que atendem, de porta em porta, suas comunidades -, eles há muito tempo se mexem pra mudar isso, inclusive pressionando pessoalmente parlamentares.


Contamos há alguns meses como Michel Temer, em reunião com parte desses trabalhadores, prometeu valorizá-los e falou várias gracinhas simpáticas abraçado a Ilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos Agentes (Conacs).
Bom, a articulação no Congresso até que deu mais ou menos certo (já dissemos que um novo piso, ainda que baixo, foi aprovado lá). Mas a pressão sobre Temer… Ontem ele sancionou a Medida Provisória (827/18) que tratava disso, entre outras coisas. Agentes do país inteiro estavam há dias ‘ocupando‘ a página do presidente no Facebook. No fim das contas, outros pontos da MP passaram, mas reajuste foi vetado.  [informação acrescentada às 09h25: o texto foi publicado no Diário Oficial como Lei n° 13.708]

“Isso nos deixa extremamente indignados, é um governo que preferiu dar ouvidos e ceder às pressões dos prefeitos em detrimento da nossa categoria”, disse Ilda, em vídeo, se referindo às críticas e pedidos das prefeituras. Existe a possibilidade de se derrubar o veto. “Mas é muito difícil”, avaliou, por sua vez, Luis Claudio, presidente da Federação Nacional de ACS e ACE: “Paparicaram, babaram demais esse presidente, e agora está aí”.