Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Monsanto: GANHAMOS!!!!

Sexta, 7 de setembro de 2018
Da Avaaz



Caros amigos e amigas da Avaaz, 

Nossa audiência foi ontem, e o juiz simplesmente DESTRUIU a moção da Monsanto contra a Avaaz!!! 

Ele disse que acolher o pedido teria “efeitos assustadores”, que “nenhum membro da equipe da Avaaz gostaria de ter sua privacidade e atividades expostas”, e deu à Monsanto uma verdadeira lição sobre democracia e liberdade de expressão! 

Ao ouvir essas palavras, os membros da Avaaz presentes no tribunal começaram a comemorar e aplaudir! O nosso diretor de campanhas, Iain Keith, gravou um vídeo curtinho logo após a decisão, ainda nas escadarias do fórum (em inglês, com legendas em português): 


O pedido judicial caiu como uma bomba, pois obrigaria a Avaaz a gastar uma fortuna além de meses de trabalho para conseguir encontrar, selecionar e entregar para a Monsanto tudo o que nós já falamos e escrevemos sobre eles durante ANOS. Inclusive os endereços de email e identidades de nossos membros! 

Para piorar, advogados que consultamos disseram que na maior parte das vezes os juízes de Nova York CONCEDEM AUTOMATICAMENTE esse tipo de pedido! Isso porque, normalmente, mais acesso à informação significa mais justiça. 

Mas aí que nossa comunidade entrou na jogada — mais de 200 mil membros doaram para nos ajudar a contratar o melhor advogado nessa área: Andrew Celli, que tem no currículo várias vitórias em casos como esse. Junto com a equipe da Avaaz, ele e seus colegas escreveram uma excelente resposta ao pedido da Monsanto. É longa e cheia de termos legais (e em inglês, pedimos desculpas), mas se você tem interesse e fala “juridiquês”, é uma obra de arte! Leia aqui. 

A Monsanto tinha um advogado de primeira, um homem que já defendeu várias corporações em casos de contaminação por asbestos, chumbo e arsênico. Mas, convencido por nossa defesa escrita e pela forte argumentação durante a audiência, o juiz tomou a RARA decisão de rejeitar COMPLETAMENTE o pedido da Monsanto!!! Normalmente eles apenas reduzem a extensão do que foi pedido, mas o juiz não conseguiu encontrar nada razoável nas alegações feitas pela Monsanto contra a Avaaz! 

Membros, equipe e advogados celebram nas escadarias do tribunal!

É um momento de comemoração, mas não quer dizer que tenha acabado. 

A Monsanto ainda pode apelar a decisão, ou usar outro meio para nos atacar. Mas tivemos uma vitória histórica, temos uma equipe jurídica maravilhosa e, mais do que nunca, um movimento incrível que vai lutar sempre que for necessário. 

O objetivo desses ataques é simplesmente nos assustar. Mas eu fico com os olhos cheio de lágrimas ao pensar que, tendo a comunidade da Avaaz ao nosso lado, não preciso ter medo de ações como essa. Porque mesmo os super poderosos não são mais fortes do que a verdade, do que o poder de pessoas unidas em nome de tudo o que amamos e da força que todos nós que integramos esse movimento maravilhoso. 

Com gratidão imensa,
Ricken e toda a equipe da Avaaz. 

PS: outro exemplo que mostra quão incrível nosso movimento é: em resposta à nossa campanha de arrecadação de fundos, um membro da Avaaz sugeriu que conversássemos com a Bayer, que está comprando a Monsanto, para pedir que desistam do processo. Ele então tomou a iniciativa de escrever pessoalmente a mim e ao CEO da Bayer. O CEO da Bayer ligou para ele algumas horas depois, dizendo que adoraria conversar comigo! Ou seja, segunda-feira eu tenho um telefonema com o CEO da Bayer! Não sei qual será o resultado, mas isso mostra o quão incrivelmente maravilhoso é esse movimento que temos a sorte de integrar. Muito obrigado a todos vocês. Por tudo. 

A Avaaz é uma rede de campanhas global de 47 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.