Segunda, 30 de novembro de 2020
FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA
Mês da Consciência Negra
Segunda, 30 de novembro de 2020
FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA
Mês da Consciência Negra
Segunda, 30 novembro 2020
Da ONU Brasil
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia a organizam a “I Jornada Ipê: inovações no combate ao trabalho escravo”, no próximo dia 2 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional para Abolição da Escravatura.
O evento será realizado das 14h30 às 17h30, pela internet. Para participar, é necessário se cadastrar no site http://sistemaipe.com/ gratuitamente até 1º de dezembro.
Segunda, 30 de novembro de 2020
Do STF
Os deputados distritais Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Leandro Grass (Rede), Fábio Félix (PSOL) e Reginaldo Veras (PDT) ajuizaram, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Reclamação (Rcl 44974), com pedido de liminar, contra a decisão da Companhia Energética de Brasília (CEB) de alienar sua subsidiária CEB Distribuição S.A. sem autorização da Câmara Distrital. Os parlamentares apontam que, caso a venda seja efetuada, a CEB praticamente deixaria de existir, pois a subsidiária é responsável por 96% da receita da estatal, e pedem a suspensão do leilão, marcado para a próxima sexta-feira (4), até o julgamento final da reclamação, distribuída ao ministro Nunes Marques.
Processos relacionados Rcl 44974 |
Segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Do STF
Segunda, 30 de novembro de 2020
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola OMC (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980), foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro. Tem como maiores sucessos as músicas As Rosas não Falam, O Mundo É um Moinho e Preciso me Encontrar. (Wikipédia)
Segunda, 30 de novembro de 2020
Novembro
Domingo, 29 de novembro de 2020
Por Cida Torneros*
Cida TornerosNem sei direito quem é Zé Pelintra. Mas creio que trouxe para o palco o espírito carioca. Chapéu Panamá é tradição nós carnavais da minha cidade tão maltratada. Também adoro um chapéu Panamá.
Se o Zé representa um traço de religião afro descendente que por aqui haja respeito entre os diferentes.
Manu não levou dessa vez mas fez bonito. Mostrou no sul machista em tese e conservador em história que há espaço para a mulherada crescer e o comunismo há que ser considerado como expressão de pensamento que se reestrutura no século XXI.
O Covas reeleito em Sampa é retrato de um PSDB se reorganizando no Brasil. Boulos fez bonito. É nova liderança de esquerda.
O MDB segue conquistando interiores. Outras siglas se juntaram para fazer frente aos problemas locais.
O Bolsonarismo encolheu. Sim. Esfacelou-se em mentiras, golpes baixos e até a corrupção das rachadinhas.
O Brasil cresceu democraticamente. O PT entra em fase de auto análise.
Recife elegeu o jovem João de 26 anos. Mas Marília Arraes é digna de aplausos também.
Arrisco dizer que não há espaço para a extrema direita por aqui e agora.
Mas sobra trabalho. Arregacemos as mangas. Nossas cidades merecem escolher livremente seus comandantes.
Importante é realizar pelo povo. Fora preconceituosos e conservadores!!
Viva o Brasil democrático! Este sim, acaba de renascer sem baixaria e com desafios a vencer. Salve o Zé Pelintra e salve o Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas como dizia Vinícius, saravá para os brancos mais pretos do Brasil. Saúdo os que tem direito de não crer em Deus, mas tem sentimentos e são da tribo dos esperançosos como eu.
Cida Torneros
---------------
Cida Torneros é jornalista aposentada e edita no Rio de Janeiro o Blog Vou de Bolinhas.
Domingo, 29 de novembro de 2020
🌐FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA🌐
✊🏿Mês da Consciência Negra✊🏿
CLEYSON BATAH
Professor de Letras por formação e músico por paixão, chegou ao Gama aos 4 anos de idade, é uma voz conhecida da comunidade, que sempre alegra eventos e nossas noites boêmias nos barzinhos da cidade.
Domingo, 29 de novembro de 2020
🌐FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA🌐
✊🏿Mês da Consciência Negra✊🏿
JUAN RICTHELLY
Advogado, servidor público da CAESB, músico, poeta e ambientalista.
Nascido no Hospital Regional do Gama (HRG) em 1991, filho de uma família nordestina de origem humilde, estudou no CAIC Carlos Castello Branco, também foi aluno da Escola Classe 28, CEF 10 e CEM 02.
Ao concluir o Ensino Médio, conseguiu uma bolsa integral por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI) para estudar Direito na Universidade Paulista (UNIP), onde teve contato com ideias que o levariam a se apaixonar pelos Direitos Humanos e a sua defesa.
Em 2014 junto com outros jovens criaram o coletivo Gama em Movimento, com o propósito de construir canais de diálogo entre a comunidade e o governo, para discutir soluções e melhorias relativas ao início problemático da implantação do BRT no Gama.
No ano seguinte, se envolveu na luta pelo então Parque Urbano do Setor Norte, onde conheceu outras lideranças comunitárias históricas.
Pouco depois, fundou a ONG Gama Verde, com o propósito de debater as questões ambientais do Gama, por meio de ações diretas de limpeza de córregos, riachos e cachoeiras, passeios eco turísticos, palestras sobre educação ambiental em escolas, ações judicias em defesa do meio ambiente e plantio de mudas, se convertendo numa referência da pauta ambiental na cidade.
Logo em seguida, foi convidado para compor a Mesa Mediadora do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama), pelo então Presidente do PT Gama, Márcio Carneiro.
Desde então, tem participado ativamente do FComGama, um espaço plural de política comunitária, onde pautas como saúde, educação, meio ambiente, cultura e mobilidade são debatidas junto da comunidade e lideranças.
Atualmente segue membro da Mesa Mediadora do FComGama, sendo ainda Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Gama/Santa Maria, doutorando em Direito pela Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina) e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), onde atua principalmente no Setorial Ecossocialista, tendo organizado e trazido o IV Encontro Nacional Ecossocialista do PSOL para o Gama, com representantes de 21 estados da federação, no ano de 2019.
Já viajou por Cuba, Argentina, Uruguai e Chile, pretende conhecer o mundo, mas tem o Gama como lar e alma mater.
"Já estive em cidades maiores e menores,
Mais ricas, mais pobres e mais conhecidas
Até mesmo em cidades mais belas já estive,
Mas nenhuma delas era o meu lar,
Nenhuma delas era a minha casa
Nenhuma delas tinha o mesmo ar
Nenhuma delas era o Gama,
A cidade de quem ama.
A cidade que eu amo.
A cidade que me ama."
Sábado, 28 de novembro de 2020
Passos nas escadas. Sons abafados vindos do passado. Como se do Catete, do Piratini, do La Moneda quisessem ainda Getúlio, Brizola, Allende nos dizer de coragem, dignidade, fidelidade às convicções, capacidade de oferecer a vida em nome delas, se preciso. Há um encontro nesses três palácios. Encontro de três homens. Tal encontro nos ajuda a compreender a história. Exemplo de homens dispostos a sustentar um limite a partir do qual não há transigência possível.
Ao lembrar os três em seus palácios em 1954, 1961, 1973, evoco Walter Benjamin e sua ideia: o passado não se entrega a nós. Ele só nos envia sinais cifrados. E tais sinais dão conta misteriosamente dos anseios de redenção presentes nele. E as lutas atuais constituem a chave para entrever a verdade das lutas ocorridas anteriormente. A recuperação do passado se dá na forma de recordações que cintilam num momento de perigo – está lá no belo livro de Leandro Konder sobre Walter Benjamin. Tais recordações nos proporcionam “a pequena imagem fugaz, em contraposição ao conforto científico”.
Novembro
Sexta, 27 de novembro de 2029
🏥CAMPANHA EM DEFESA DO POSTO 8🏥
Fórum Comunitário e de Entidades do Gama
O FComGama tem a honra de convidar a comunidade, suas lideranças e entidades para participar do 2º Ato em Defesa do Posto de Saúde nº8, como forma de demonstrar repúdio à ideia ventilada pelo Governador Ibaneis e Dep. Daniel Donizet, em ceder o terreno ao Hospital Maria Auxiliadora para a construção de um estacionamento, em troca da construção de outra unidade em local indefinido.
Exigimos a reforma imediata do Posto de Saúde nº8, como um equipamento público a serviço da comunidade exatamente no local onde se encontra.
Data: 28/11/2020
🕖9h
🏥Posto 8
ORIENTAÇÕES:
😷Usar máscara
👤Manter o distanciamento social👤
✏️Levar pincel atômico, papelão e/ou cartolina para elaboração de cartazes no local📦.
🆘COMO POSSO AJUDAR?
#1- ✒️Assine o ABAIXO-ASSINADO (http://chng.it/W27SvqG8fb)
#2- 📱Use o TEMA do Posto 8 no seu perfil no Facebook (https://bit.ly/3p9qxeU)
#3- 🔄COMPARTILHE essa mensagem em seus grupos e listas de transmissão.
#4- Peça um posicionamento do seu Deputado!
#️⃣ HASHTAGS:
#ReformaJá! #EstacionamentoNÃO #Posto8doGama #GamaDF
Sexta, 27 de novembro de 2020
Do TJDF
Além da primeira denúncia em 2018, houve uma segunda, em 2019; agora, mais quatro têm decisões favoráveis do Judiciário para o prosseguimento da ação penal e o sequestro de bens dos envolvidos
A Justiça do Distrito Federal aceitou mais quatro denúncias oferecidas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) contra envolvidos em fraudes no sistema de bilhetagem automática (SBA) do extinto Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Mais 38 pessoas foram denunciadas por associação criminosa e estelionato contra a administração pública, fatos apurados na Operação Trickster. O Ministério Público também obteve decisão favorável para o sequestro de mais de R$ 71 milhões pelos danos causados ao erário.
Novembro
Quinta, 26 de novembro de 2020
Do STF
O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6611 e 6599) contra dispositivos legais que dão autonomia administrativa e financeira às Polícias Civis do Distrito Federal e do Estado da Paraíba.
Quinta, 26 de novembro de 2020
Do TJDF
O juiz substituto do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Águas Claras julgou procedente denúncia e condenou Renato de Avila Viana pela prática do crime de lesões corporais graves, cometido contra ex-namorada em âmbito de violência doméstica, fixando sua pena em 5 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado. No mesmo ato, o magistrado determinou a prisão preventiva do acusado que deverá aguardar o julgamento de eventuais recursos recolhido na prisão.
Quinta, 26 de novembro de 2020
Trabalho aponta que todas as vítimas de feminicídio já tinham sofrido violências anteriores pelo agressor
De acordo com pesquisa do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), feita em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), 100% das vítimas de feminicídio no Distrito Federal já tinham sofrido violências anteriores pelo agressor, mas apenas 23% haviam registrado ocorrência policial. Do total de vítimas, 71% eram negras e, dentre as mulheres que tiveram atendimento médico prévio por violência familiar, apenas em 19% dos casos houve notificação compulsória para os serviços de apoio à mulher.
Quinta, 26 de novembro de 2020
As agressões foram cometidas no local de trabalho da vítima, em 2018
A Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Taguatinga obteve a condenação de Fagner Mororó Ramos a 9 anos e quatro meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de tentativa de feminicídio, furto e pela divulgação de cenas de sexo, agravado pelo fato de ter sido praticado por alguém que teve relação de afeto com a vítima. O júri foi realizado nesta terça-feira, 24 de novembro, no Fórum de Taguatinga.
Quarta, 25 de novembro de 2020
Por
Quarta, 2 de novembro de 2020
Da CLDF
Durante a sessão remota da Câmara Legislativa desta quarta-feira (25), os deputados distritais derrubaram o veto parcial do governador Ibaneis Rocha ao projeto de lei complementar que aumentou as alíquotas de contribuição previdenciária do funcionalismo público do Distrito Federal. Com o veto, os reajustes passariam a valer este mês; mas, após a votação nesta tarde, a medida será adiada para janeiro de 2021.
De acordo com a norma, a contribuição previdenciária passará a observar os seguintes parâmetros: até um salário mínimo, isenção; a partir disso, até o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 11%; e acima disso, 14%. Essas alíquotas valerão tanto para os servidores da ativa quanto para os aposentados e pensionistas. O texto estabelece, ainda, que os beneficiários de aposentadoria ou pensão com doenças incapacitantes terão de contribuir apenas sobre a parcela do provento que superar o dobro do teto do INSS.
Ao vetar o prazo para a aplicação das novas alíquotas, Ibaneis Rocha argumentou que a medida feria a separação entre os poderes. “É um argumento fajuto”, rebateu o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT), após proferir parecer contrário ao veto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O parlamentar ainda completou, dizendo que à Casa cumpre aprimorar os projetos do governo: “Não estamos aqui para simplesmente "carimbar" a propostas do Executivo”.
A derrubada do veto - com o voto dos 13 parlamentares presentes no plenário virtual da CLDF – foi comemorada pelos distritais. “Finalmente, essa Casa tomou uma atitude, impedindo o aumento das alíquotas já em novembro”, disse Arlete Sampaio (PT). Para a distrital, este governo será conhecido como “carrasco dos aposentados e pensionistas”: “Na União, há isenção até o teto do INSS, só a partir daí incidem os 14%”.
“Há muito tempo pedimos para votar esse veto. Essa reforma é pior e mais cruel que a do governo Bolsonaro, em relação às alíquotas. Com a derrubada, amenizamos por dois meses”, afirmou Fábio Felix (Psol)
Quarta, 26 de novembro de 2020
Para o colegiado, a atual deputada, ao divulgar um vídeo com imagens da sessão, fez comentários não relacionados ao conteúdo do discurso de Maria Regina Sousa, afastando-se da margem tolerável de crítica e promovendo um ato de zombaria e menosprezo contra a ex-senadora.
Quarta, 25 de novembro de 2020
Do STJ
Quarta, 25 de novembro de 2020
Do MPDF
Semob deverá indicar as razões para a escolha do modelo e quais medidas estão previstas para garantir acessibilidade e sustentabilidade no terminal
A Rede Urbanidade enviou à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) questionamentos e sugestões relacionados à concessão da Rodoviária do Plano Piloto à iniciativa privada. O documento, encaminhado nesta terça-feira, 24 de novembro, trata de temas como viabilidade econômica, transparência no uso de verbas públicas, execução de melhorias, acessibilidade e sustentabilidade.
Um dos pontos levantados pela Rede é o motivo da concessão. No ofício, o grupo pede explicações sobre as razões que levaram à escolha do modelo e se outras opções foram consideradas. Também quer saber qual será a contrapartida para o poder público, como se chegou à fórmula para a remuneração da concessionária e quais são as ações de transparência planejadas para a divulgação dos valores gastos.
Quarta, 25 de novembro de 2020
Do Portal Gama Cidadão
A entrega dos títulos aconteceu nesta terça-feira (24/11), após passagem de equipes da Retomada e do GPS por Morrinhos, Caldas Novas e Rio Quente de Goiás para dar continuidade ao mapeamento do artesanato goiano.
A certificação foi concedida aos artesãos Fatinha de Olhos d’Água e Juão de Fibra do Novo Gama, em cerimônia realizada no Hotel Cristal, no Rio Quente Parques & Resorts, em Rio Quente. Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções entre o grupo e o Governo de Goiás, para cessão de espaço no empreendimento destinado à divulgação das artes goianas.
O roteiro do levantamento da realidade e das demandas dos artesãos goianos inclui ainda visitas à loja colaborativa CooperArte e à artesã Beneri Rodrigues, em Morrinhos; ao artista Caubi Fleipe e ao Museu de Bonecos Gigantes, em Caldas Novas; e à exposição coletiva da Associação dos Artesãos do Rio Quente, em Rio Quente.
Mestre Juão de Fibra
Mestre Juão de Fibra com a primeira-dama Gracinha Caiado e outro artesão
Mestre Juão de Fibra presenteia primeira-dama Gracinha Caiado com mosaico de trançado de capim colonhão.
Assista ao vídeo:
Da redação do Gama Cidadão – 25/11/2020