quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A picaretagem das ONGs no Brasil

Quarta, 15 de dezembro de 2010
Dissemos aqui dias atrás que no Brasil essa história de ONGs, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e coisas tais virou filão de ouro para bandidos de fora e de dentro da estrutura do Estado brasileiro. Coisa de espertinhos e espertalhões, inclusive ligados, muitas vezes, a partidos e grupos políticos com a finalidade de roubar o dinheiro público. Em Brasília, por exemplo, tem ONG que nada ou quase nada faz e continua recebendo milhões de reais do orçamento da União.

Ontem (14/12) o Jornal Nacional da TV Globo fez reportagem revelando um esquema que ocorre com esse tipo de organização. Denunciou a existência de um grupo que simplesmente organizava e depois “vendia” Oscips.  A picaretagem é tamanha que em um só endereço esse grupo “sediou” dezenas dessas organizações.

Um percentual pequeno das Oscips do Brasil é que desenvolve um trabalho sério. A maioria é para enriquecer seus dirigentes que, na realidade, se tornam verdadeiros proprietários, e não só da OSCIP, mas principalmente do dinheiro do povo.

Vale lembrar que na Amazônia existem milhares de ONGs vinculadas a governos e entidades estrangeiras, muitas das quais dedicadas à biopirataria e ao levantamento de reservas minerais. Os governos brasileiros nada fazem para fiscalizar tais organizações.
Veja a reportagem do Jornal Nacional.