segunda-feira, 1 de julho de 2013

Caravana da Cidadania debate Saúde Pública em Município goiano

Segunda, 1 de julho de 2013
Entre os dias 25 e 26 de Junho, a Caravana da Cidadania passou por Planaltina de Goiás. Cerca de 100 estudantes, usuários do sistema Único de Saúde e o IFC debateram  a importância do SUS e suas dificuldades. Entre os expositores estavam, Jovita Rosa , presidente do Instituto de Fiscalização e Controle – IFC, Nayara  Ferreira,  presidente do Conselho Municipal de Saúde,  Geraldo Humberto, Secretário Municipal, Dr Jairo Bisol ,  Promotor de Justiça do Distrito Federal e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde ( AMPASA) e  o Eduardo Duailibe Murici,  Ouvidor  Geral do Tribunal de Contas da União - (TCU).

Jovita Rosa, presidente do Instituto de Fiscalização e Controle falou da falta de visão de muitos gestores ao investir em políticas públicas. “Ao investir na UPA o Município está investindo em doença, enquanto isso a atenção básica é esquecida” ressaltou Jovita.  O secretário de saúde Geraldo Humberto apresentou  o trabalho já realizado em sua gestão. E ressaltou a falta de investimento do Governo Estadual e a dificuldade de contratar médicos para o município goiano. ...
Fonte: Blog do Sombra / IFC
Ao final, os participantes fizeram perguntas aos membros da mesa. Mais de 60 perguntas foram encaminhadas aos expositores que prontamente responderam. As perguntas sobre a obra da UPA que está parada, falta de medicamente, demanda reprimida de exames e consultas e a falta de médicos no Município, foram respondidas pelo Secretário de Saúde e o Promotor de Justiça.

Os auditores cívicos constataram 94 pontos que precisam ser melhorados pelo Poder Executivo local. O relatório final será entregue na próxima segunda feira, 01/06 ao Prefeito de Planaltina de Goiás, ao Secretário de Saúde, ao Conselho de Saúde, a Câmara de Vereadores e a Promotoria de Justiça local. O IFC encaminhará também ao Ministério da Saúde, a Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O Coordenador de Projetos do IFC, Diego Ramalho, destacou “É inadmissível constatar a quantidade de obras com recurso Federal que estão paradas no Município”. Diego Ramalho agradeceu aos mobilizadores locais e a participação de todas as entidades que compõem ou ajudam o Instituto de Fiscalização e Controle IFC.

Fonte: IFC: Instituto de Fiscalização e Controle - 01/07/2013