terça-feira, 5 de novembro de 2013

PPCUB será discutido em audiência pública quinta (7/11) na Câmara dos Deputados

Terça, 5 de novembro de 2013
O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) será debatido em audiência pública depois de amanhã,  quinta-feira (7/11), às 15h30, na Câmara dos Deputados, onde se espera estejam presentes todos os deputados federais e senadores da capital do país.
É uma grande oportunidade para que se desnude, e combata, os absurdos que o governo do Distrito Federal pretende perpetrar contra Brasília, cidade patrimônio cultural da humanidade.
Numa insensatez que beira o absurdo, se é que toda insensatez já não é um absurdo, pretende o governo Agnelo ver os distritais (sempre eles) aprovarem, por exemplo, a construção de prédios no canteiro central do Eixo Monumental. E ainda, a construção de mais hotéis e prédios nas margens do Lago Paranoá. E também a tal expansão do Setor Hoteleiro Norte e a descaracterização da W3 Sul.
Lúcio Costa e Oscar Niemeyer devem estar se revirando no túmulo, e seus espíritos rezando para que haja, pelo menos quanto ao PPCUB, um lampejo de sabedoria, e de seriedade, dos distritais. Rezando ainda, acredito, para que a sociedade de Brasília se organize para barrar a aprovação do atual projeto de lei do PPCUB, que é, sem sombras de dúvidas, um instrumento de brutal e desenfreada especulação imobiliária que tanto poderá sacrificar o Conjunto Urbanístico de Brasília.
A audiência pública da quinta-feira (7/11) será no Plenário 14, anexo II, da Câmara dos Deputados. A bancada de deputados e senadores do DF, coordenada pelo deputado Luiz Pitiman (PSDB), participará. E Brasília espera que seja defendida, que não seja traída.
Ainda sobre o PPCUB leia o excelente artigo de Heliet R. Bastos, que foi publicado no Correio Braziliense de ontem (4/11). Veja os absurdos que foram colocados no projeto encaminhado pelo governo Agnelo à Câmara Legislativa do DF.