segunda-feira, 21 de julho de 2014

Refugiada de prisões políticas no Rio de Janeiro pede asilo político no Consulado do Uruguai

Segunda, 21 de julho de 2014
por

A advogada e ativista Eloísa Samy encontra-se neste momento no Consulado Geral do Uruguai no Rio de Janeiro onde solicita asilo político para defender-se em liberdade das acusações que lhe são feitas pelo Ministério Público.

Nas imediações, onde dez motos da Polícia Militar e algumas viaturas já cercam a área. Ativistas, defensores dos direitos humanos e organizações do movimento social estão presente para garantir a legalidade atropelada num processo politicamente orquestrado contra o ativismo no Rio de Janeiro. 

Eloísa Samy é advogada membro da OAB/RJ, estudou Especialização em Direito Civil e Processo Civil na Universidade Estácio de Sá e milita há anos nas ruas defendendo os direitos humanos e lutando para que ativistas e movimentos sociais possam atuar em liberdade. Esteve presente durante inúmeras manifestações no Rio de Janeiro para impedir que manifestantes fossem presos arbitrariamente. 

Presa no dia 12 de julho com base em mandados de prisão temporária, teve alvará concedido pelo desembargador Siro Darlan e foi liberada com habeas corpus no dia 15 de julho, entretanto, processo do Ministério Público divulgado nesse domingo prevê prisão de Eloísa.