domingo, 10 de abril de 2016

Lembra do Rafael Braga? Ele pode ser condenado injustamente mais uma vez!

Domingo, 10 de abril de 2016
Da ONG Meu Rio

Rafael Braga foi o único condenado nas manifestações de junho de 2013

A prisão foi injusta e ele precisa de sua ajuda para não ser esquecido

Rafael corre o risco de ser condenado por mais um crime que não cometeu. Em 2013, ele já havia sido preso por portar um frasco de Pinho Sol e outro de água sanitária, que a polícia alegou serem coquetéis molotov. Condenado pela Justiça, cumpriu sua pena em regime fechado e, quando passou para regime aberto, mais uma vez foi vítima do nosso sistema penal racista e seletivo: policiais militares que o viram andando de tornozeleira na Penha, onde mora, o prenderam acusando-o de tráfico de drogas. No entanto, segundo a única testemunha que consta no processo, o flagrante foi forjado.


Por causa da Súmula 70, uma orientação da cúpula do Tribunal de Justiça do Rio, Rafael pode ser condenado com base, exclusivamente, na palavra dos soldados que o prenderam. O julgamento vai acontecer na próxima terça-feira, dia 12. 


Para dar fim a este ciclo de injustiças cometidas contra Rafael e que atingem, todos os dias, a nossa juventude negra e pobre, precisamos fazer com que mais pessoas saibam dessa história. Quanto mais visibilidade o caso de Rafael tiver, maiores as chances de garantir sua liberdade e de impedir que outros jovens sejam vítimas das arbitrariedades cometidas por quem deveria garantir nossos direitos.


Clique no botão abaixo e junte-se agora à mobilização de apoio ao Rafael. 
MOSTRE SEU APOIO!
Por um Rio cada vez mais justo. 
Laura, Debora, Guilherme e toda equipe do Meu Rio. 

Fontes:

http://ponte.org/rafael-braga-e-preso-com-flagrante-forjado-novamente/
http://www.vice.com/pt_br/read/a-nova-prisao-de-rafael-braga-o-reflexo-de-um-sistema-punitivo-seletivo
http://www.cartacapital.com.br/revista/830/o-bode-na-cela-5910.html
http://ddh.org.br/rafael-braga-vieira-e-novamente-vitima-de-flagrante-forjado/
http://ddh.org.br/por-que-so-rafael/

Oi, aqui é Laura do Meu Rio! O caso de Rafael é bastante simbólico porque mostra como a justiça e as forças de segurança atuam de maneira seletiva na cidade. Em 2013, ele foi condenado por supostamente portar materiais explosivos, mesmo o laudo criminal provando o contrário. Agora, mesmo com testemunhas indicando que o flagrante de sua última prisão foi forjado, ele pode ser condenado só com base na palavra do policial. Não podemos deixar isso acontecer de novo. Conto com você para defender o Rafael! 
================

Leia também: 

Preso injustamente desde 2013, Rafael Braga voltou hoje a trabalhar fora da prisão ‹ Ponte Jornalismo