terça-feira, 25 de setembro de 2018

Espetáculo gratuito traduz o balanço do metrô em movimentos de dança e teatro

Terça, 25 de setembro de 2018
Com informações de Assessoria de Imprensa

O balanço de uma viagem de metrô refletido em movimentos de dança e teatro: assim nasceu o “Percepção Urbana”, espetáculo que será apresentado no Distrito Federal, gratuitamente, a partir de outubro. Três regiões administrativas receberão a iniciativa: Ceilândia, Gama e Taguatinga, nos dias 10 de outubro, 18 de outubro e 1º de novembro, com duas sessões cada uma.
Em cena, 12 profissionais se revezarão usando das expressões corporais para contar a história do dia a dia nos trens. Eles vão traduzir, por meio da dança de salão, desde gestos simples, com o caminhar das pessoas, até movimentos mais complexos, como a forma com a qual os passageiros se seguram quando o trem freia bruscamente. Isso, sem deixar de lado a particularidade de cada personagem.

O projeto é assinado por Caio Porto e Ricardo Lira. O primeiro, como coordenador-geral, e, o segundo, como diretor e coreógrafo. “Começamos a observar os movimentos corporais das pessoas ao adentrarem no transporte e percebemos a riqueza daquilo”, pontua Lira. “Assim, resolvemos transformar isso em algo interessante. Por que não uma peça?”, sugere.

Para deixar as apresentações acessíveis, duas sessões contarão intérpretes de Libras e material em braile, voltados ao público com limitações de audição e visão. “Uma das tônicas das minhas propostas é justamente o fortalecimento de políticas públicas direcionadas às pessoas com necessidades especiais. E, creio, que com as ferramentas certas, podemos tornar espetáculos acessíveis a diferentes públicos”, argumenta Caio.

Experiência social

O grupo vem fazendo laboratórios em estações e vagões do Metrô-DF com pílulas da narrativa. O objetivo é trabalhar as diferentes temáticas do espetáculo, como é o caso do assédio contra as mulheres nos trens. A experiência visa, ainda, verificar o retorno do público com relação à iniciativa.

Serviço

O que: Espetáculo “Percepção Urbana”
Onde:
·         10/10 – Sesc de Ceilândia, localizado na QNN 27 - Área Especial S/N - Ceilândia Norte
·         18/10 – Sesc do Gama, localizado no Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680 - QI 1 – Gama
·         1/11 – Sesc de Taguatinga, localizado na CNB 12 - Área Especial 2/3 - Taguatinga Norte
Horário: 18h30*
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre

*Horário sujeito a alteração

Redes sociais